Saldo positivo na participação dos santanenses no Rodeio de Vacaria

Público constante: trabalhos diferenciados fizeram sucesso no Rodeio

Durante uma semana, uma representação de artesãos de Livramento participou do Rodeio Internacional de Vacaria, registrando um bom movimento de comercialização, em função da originalidade e diferenciais dos trabalhos apresentados. Iniciativa da Associação Gaúcha de Artesãos do Sul (Agasul), apoiada pela FGTAS, Delegacia Regional do Trabalho, Prefeitura Municipal, Festival Um Canto para Martin Fierro, entre outras entidades, a ação, realizada pela primeira vez, teve como finalidade abrir um espaço para os artesãos associados à Agasul, visando a divulgação das produções típicas regionais. Madeira, couro, lã, vime, entre outras matérias primas, trabalhadas com arte em um padrão de qualidade de elevado nível, chamaram a atenção dos participantes do rodeio, conforme destacou o artesão Dario Madero, que trabalha em cerâmica.

Com recursos repassados pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social e contrapartida da Prefeitura Municipal, foram alugados o terreno – em local central do evento – bem como as estruturas, sendo colocados os estandes e, com móveis e banners da municipalidade foram realizadas as divulgações dos eventos como Festival de Fronteira Um Canto para Martin Fierro, Campereada, entre outros.

O plano de trabalho que permite a liberação dos recursos estabelece a realização de dois eventos do artesanato em Livramento – sendo o primeiro o Festival Regional do Artesanato ArteShop, em dezembro de 2011 -, mais duas participações em outros municípios, sendo Vacaria e Alegrete.

O artesão Ladislau, que trabalha em vime, e a panorâmica do estande.

“É um público completamente diferente do que estamos habituados em Vacaria. Tivemos uma representação de oito artesãos de Livramento, bem como dos municípios abrangidos pela Agasul, como Rosário, Canoas, Caxias, os quais chamaram a atenção pelos diferenciais que apresentaram” – afirma Jorge Elesbão, o Gaúcho, presidente da Agasul.

“Gostaríamos, também, de ampliar as parcerias, pois não tínhamos quase nada de folheteria e material impresso e a procura era intensa, ao longo de todo o Rodeio” – afirma, ressaltando que em função do trabalho diferenciado, a Agasul recebeu convites para estar representada em Bagé, Caçapava, em Praianos (Santa Catarina), no Paraná e em eventos do centro norte do País.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.