Comunidade do assentamento Liberdade do Futuro e imediações recebe qualificação para agroindústria

Todo o grupo de participantes do curso com as diversas produções obtidas

Qualificação é uma das palavras chaves quando o assunto é estimular a autosustentação dos assentados por intermédio da produção.

Esse é um conceito que vem tomando força, especialmente a partir de ações como a realizada no fim de janeiro, no Cerro dos Munhoz, propagando a ideia de gerar possibilidades de negócios para aquelas pessoas que desejam agregar valor ao que produzem e, consequentemente, aumentar as margens de renda.

Durante três dias, aconteceu, no salão da comunidade do Assentamento Liberdade do Futuro, o curso de Agroindústrias, que contou com 31 participantes oriundos do assentamento anfitrião e outros do assentamento Bom Será, com apoio dos extensionistas da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos- COPTEC.

Conforme Lisiane Schlick, do escritório da Emater em Livramento, o curso teve início com apresentação dos conteúdos referentes à legislação para a instalação de agroindústrias de geleias, doces e sucos, assuntos estes que foram trabalhados pelo assistente técnico regional da Emater-Ascar, engenheiro agrônomo Erich Oscar Groeger.

Na sequência, os temas desenvolvidos foram aprofundados, com o estudo a respeito de boas práticas de fabricação e organização, gestão das agroindústrias, além da parte prática, ministradas pela extensionista de Bem-Estar Social do escritório local da empresa, Graciela Correa Meller.

O produto sendo selecionado e tendo a preparação dos doces iniciada.

A parte prática contou com a elaboração de sucos, compotas, geleias, chimias e frutas cristalizadas feitas a partir de peras, pêssegos, ameixas, figos, uvas e melancias produzidas nos assentamentos participantes. Foi processado um total de 220 quilos de frutas.

Segundo informações de Lisiane, este curso foi realizado com recursos do Programa de Consolidação e Emancipação (Auto-Suficiência) de Assentamentos Resultantes da Reforma Agrária, e, além do material de custeio para a realização do curso, previu a compra de vidros de compotas, suqueiras, panelas e utensílios para utilização no mesmo, que ficarão para a Associação dos Colonos Assentados do Cerro dos Munhoz e Bom Será.

Os produtos derivados das atividades desenvolvidas no curso foram degustados pelos participantes, durante o desenvolvimento das atividade e o restante, depois das aulas, foi dividido entre os participantes.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.