Terra de artistas

A cada dia, não me canso de admirar o talento de nossos artistas plásticos, homens e mulheres que expressam a sua criatividade através do desenho, da pintura, da escultura e que pertencem indistintamente às comunidades de Santana do Livramento e Rivera.

Desses artistas, cumpre-me destacar os nomes de Adão Torres, João Luis Urdapilleta Sanches, Neiva Frigieri Caggiani, Victor Pirrongelli, Romeu Alves, Luis Alberto Ospitaleche, Isa Amaral Hamilton, Osmar Santos, Linda Suzana Pool, Dorila de Castro, Chiara Stella Mandarino Gallo, Zuleica Ribeiro de Los Santos, Teresa Segarra Costaguta, Vilma Teixeira Veloso, Luis Carlos Balsemão, Teresinha Martins, Ignácio Padilha, Maria Regina do Prado Alves, Amarina Prado, Marili Rodrigues, cada um com seu estilo próprio.

Hoje, felizmente, nas reuniões sociais, as conversas também giram sobre a nossa arte, e não apenas sobre novelas da globo, BBB, política e futebol.

Foi o que constatei na sexta-feira, dia 13 de janeiro, durante um jantar que se realizou no Bar e Restaurante Via Park (Iglu) reunindo o pessoal da Confraria Cambalache. Parabéns ao Sérgio e à Neiva Caggiani, e à sua equipe de funcionários, pelo magnífico atendimento.

Nesta ocasião conversamos, eu e o Dr. Nagipe, sobre vários assuntos, entre os quais e principalmente a nossa arte, tão bem representada pelos artistas já citados. Falamos, por exemplo, da genialidade de artistas como Ignácio Padilha, capaz de traçar livremente numa superfície, absolutamente enquadrados dentro de uma perspectiva e obedecendo as devidas proporções, imagens extraordinárias, sem nenhum esquema prévio, valendo-se apenas das informações do que se quer representar, como pode ser constatado nas diversas obras em pintura que ele tem realizado, numa magnífica trajetória de seu trabalho, documentada fotograficamente, em murais espalhados pela cidade.

Outro artista extraordinário é Victor Pirrongelli que, ao que parece, há muito tempo está residindo no exterior. O professor Osmar Santos, que continua sendo um mestre no desenho e na pintura. O Luis Carlos Balsemão, com seus motivos boêmios e arrabaleros. João Luis Urdapilleta Sanches, com seus quadros de memória, representando antigos locais desaparecidos que ele resgata e perpetua. Adão Torres, com seu paisagismo representando praias e lugares remotos. Teresinha Martins, com seus magníficos quadros representando, especialmente, a paisagem urbana. Isa Amaral Hamilton com suas esculturas em cerâmica, representando principalmente a figura feminina. Linda Suzana Pool (com seus retratos e paisagens de Santana), Neiva Caggiani (com seus bonitos quadros), Marili Rodrigues (com seus murais), Dorila de Castro (com seus casarios), Vilma Teixeira, Zuleica R. de Los Santos, Teresa Costaguta, Maria Regina e Schiara Stella Gallo, com seus variados acervos; Amarina Prado (com seus retratos e paisagens). E os mestres Ospitaleche (com a estátua de Aparício Saraiva no Parque Internacional) e Romeu Alves com suas magníficas esculturas, entre as quais a mão gigante, na Ruta 5, que representa ‘pare!’ e faz um apelo para reduzir a velocidade no trânsito, na entrada da cidade de Rivera.

Pois agora, os membros da Confraria Cambalache estão planejando uma justa homenagem a uma personalidade de destaque em nossa comunidade (cujo nome não estou autorizado a mencionar) e para isso haverão de contar com o trabalho de alguns de nossos artistas no desenho, na pintura e na escultura.

 

Luciano Machado

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.