Tecnologia da Informação

Poucos sabem que a Informática é uma ciência e muito menos sabem que no dia 15 de agosto comemora-se o dia da Informática. E você sabe por que o dia 15 de agosto é o dia dela?

É que neste mesmo dia em 1946 os americanos apresentaram o Eniac,o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador em todo o mundo.

Ela estuda o tratamento automático da informação. O estudo da informação começou na matemática quando começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.

A Informática forma profissionais para atuar em atividades de concepção, especificação, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, compreender os aspectos organizacionais e humanos, visando à aplicação das competências e habilidades adquiridas no curso na produção de bens, serviços e conhecimentos.

Conforme uma pesquisa da Assespro/RS (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) existe cerca de 40 mil pessoas empregadas no setor de tecnologia da informação no Estado, anualmente são abertas 1,5 mil vagas para uma formação de 800 profissionais de nível superior por ano nas 55 graduações relacionadas à informática no RS.

O apelo pelos cursos tradicionais – medicina, direito, administração – ainda é forte demais na cabeça dos jovens, pois a informática é vista como difícil e chata, feita para gênios. Esse pensamento pode ser creditado devido à falta de tradição no ensino das ciências exatas no Brasil, consideradas “bicho-papão” por professores e estudantes. Trata-se de um problema cultural que poderia ser resolvido com uma estratégia para desenvolver talentos exercitando mais o pensamento lógico desde as séries iniciais.

Com geração de renda de R$ 1 bilhão, o segmento de tecnologia da informação (TI) gaúcho está numa encruzilhada ao mesmo tempo em que vê crescer o número de empreendimentos como a Ceitec, na capital, a fábrica de semicondutores da HT Micron, em São Leopoldo, e os parques de universidades, por outro lado, assusta-se com a perspectiva de perder negócios devido à falta de infra-estrutura. Os dados da Assespro/RS apontam um déficit de mão de obra superior a 5% sobre seus 40 mil empregados. Pela característica singular desta profissão, já existem empresas contratando profissionais de outros países para trabalhar remotamente para suprir a necessidade.

O curso de Informática proporciona o desenvolvimento de habilidades como iniciativa, persistência, compromisso, exigência quanto à qualidade e à eficiência, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemático de projetos na área de informática, persuasão, manutenção de redes de contatos, independência, autoconfiança, além da promoção do relacionamento interpessoal através do trabalho em equipe. Os graduados podem participar ativamente das mudanças da realidade nacional vigente, desenvolvendo uma boa visão crítica, não só da empresa, mas também do contexto social, político e econômico em que ela se insere.

Por estes e outros motivos, a profissão do informata tem um futuro promissor e com rápida ascensão. Parabenizo a todos os profissionais da tecnologia que de uma forma o outra escolheram esta profissão.

 

Alfredo Parteli Gomes
Professor-Urcamp

 

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.