TC Marco Antônio Cagnoni deixa o comando do 7° RC Mec

Evento oficial de troca de comando acontece no próximo dia 19 de janeiro

Tenente Coronel Marco Antônio Cagnoni esteve à frente do regimento Vasco Alves Pereira nos últimos dois anos.

O Tenente Coronel de Cavalaria Marco Antonio Cagnoni passa, em cerimônia a ser realizada no dia 19 de janeiro, o comando do 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado, para o Tenente Coronel Paulo Maurício Rizzo Ribeiro. Cagnoni comandou o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizada de 19 de janeiro de 2010 a 19 de janeiro de 2012. Nascido em 5 de setembro de 1965, na cidade de Casa Branca em São Paulo, é filho de Pedro Cagnoni e Maria Aparecida Speracini Cagnoni.

 

Serviu em diversas Organizações Militares, dentre estas, no 1º Regimento de Carros de Combate. Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, serviu no 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, aperfeiçoou-se na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) em 1996, serviu no 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado e foi nomeado Oficial de Gabinete do Comandante do Exército em 2000. Em janeiro de 2002, realizou Curso de Especialização na Espanha. Em fevereiro de 2004, foi para a Escola de Comando do Estado Maior do Exército no Rio de Janeiro; em 2006 foi para Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá; e no fim daquele ano foi designado para cumprir missão no exterior.

Ao voltar dessa missão, foi designado para a missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti. Finalmente, a partir de 19 de janeiro de 2010, foi nomeado comandante do 7° RC Mec, sediado aqui em Sant’Ana do Livramento. Seu comando foi conduzido de acordo com os preceitos regulamentares, sendo caracterizado pela participação da Unidade em Operações de Controle e segurança da Área de Fronteira, junto aos demais órgãos de Segurança Pública, bem como, pela constante presença na Comunidade santanense, em atividades cívicas – sociais, culturais, esportivas e de lazer.

Na parte administrativa, conduziu a execução de importantes obras, destacando a construção da seção de Inativos e Pensionistas, da Academia de Ginástica, do Alojamento do Pelotão de Aprovisionamento, das reformas dos Alojamentos dos cabos e soldados e das vilas militares. Implantou na Unidade Projeto Força no Esporte, permitindo que crianças da Rede Pública Escolar utilizassem as instalações da Unidade para prática desportiva e recebessem alimentação três vezes por semana. Durante o seu comando, o Regimento sagrou-se campeão da Olimpíada da 3° Brigada de Cavalaria Mecanizada. Casado com Marleice Vannuci Cagnoni, tem dois filhos. Ele segue agora para Brasília, onde deve atuar junto ao Ministério da Defesa. Sobre as lembranças que leva da Fronteira da Paz, foi enfático ao destacar que leva muitas recordações, entre elas o orgulho de ter comandado uma unidade que tem um passado glorioso e que participou de várias campanhas, que recentemente esteve em uma missão de pacificação do Haiti e em breve se fará representar na força de pacificação que irá atuar no Rio de Janeiro. “Esse regimento tem destaque junto aos demais regimentos de cavalaria devido ao espírito operacional que possui, já que é um regimento de cavalaria mecanizado que está localizado em uma fronteira do Brasil e não só participou da pacificação desse território, como participa ativamente para a segurança da Fronteira”, destaca.

Já da cidade, ele destacou a hospitalidade com a qual foi recebido pela comunidade santanense. “Quem chega de fora é recebido com as melhores condições possíveis, que fazem com que a pessoa que é de outra terra se sinta em sua cidade natal e com participação ativa junto à sociedade. Serão muitas boas recordações desta cidade, não só minhas, mas de toda minha família”, destaca.

A mensagem que o Tenente Coronel Cagnoni Comandante que deixa o 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado deixa aos seus comandados é “Foi uma honra e um privilégio comandá- -los”, finaliza.

Por LEO SILVEIRA
leo.aplateia@hotmail.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.