Galhos de árvores tiram a visão nos semáforos da João Goulart

Secretário de Trânsito, Roni Dário, disse que o problema poderá ser solucionado a partir desta terça-feira, em ação conjunta com o secretário de Serviços Urbanos, Marcírio Silva

Motoristas têm a visibilidade comprometida em função dos galhos que se acumulam na frente dos semáforos

São galhos pequenos, médios, e outros maiores. Árvores inteiras que servem como obstáculo à visão de condutores, mesmo os mais experientes, na hora de cruzar por alguns dos mais importantes semáforos instalados ao longo da Avenida João B. Goulart.

Durante boa parte da manhã de ontem, a reportagem de A Plateia percorreu o caminho dos motoristas que precisam cruzar diariamente por um das vias mais movimentadas da cidade, uma vez que esta é a principal rota de entrada e saída dos visitantes, além de concentrar alguns dos mais importantes cruzamentos nas ligações entre centro e bairros.

Em um dos pontos considerados mais críticos, no cruzamento entre a rua Manduca Rodrigues, principal acesso de ligação para os moradores do bairro Armour e adjacências, e a Avenida João Goulart, no sentido centro bairro, a visibilidade do semáforo se torna nula, a uma distância de pelo menos 50 metros, o que obriga os motoristas que já conhecem a cidade a reduzir a velocidade, mas pode ser muito mais perigoso para os visitantes, uma vez que estes, sem conhecer o local, correm o risco de cometer pelo menos uma infração de trânsito, ao cruzar o sinal fechado, além do risco de provocar um acidente de proporções significativas. Nos demais pontos instalados ao longo da via, a atenção continua sendo a arma mais poderosa dos condutores, uma vez que a quantidade de galhos no entorno é capaz de confundir e tirar a atenção dos motoristas menos avisados.

Secretaria

Procurado na tarde de ontem para se manifestar sobre o problema, o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana de Sant’Ana do Livramento, Roni Dário, disse que ainda não havia tomado conhecimento do problema, uma vez que não haviam chegado reclamações nesse sentido até a sede da secretaria. Dário disse que, nesta terça-feira, irá entrar em contato com o secretário de Serviços Urbanos, Marcírio Silva, para pedir que a poda seja efetuada nos locais citados. “Vou entrar em contato com o secretário Marcírio e vamos recorrer os pontos que carecem da necessidade de fazer a desobstrução. Como se trata de um problema de segurança, não é necessário esperar a época certa para fazer a poda dessas árvores que estão comprometendo a visibilidade dos motoristas. Vamos, sim, tomar as providências necessárias e solucionar o problema com a maior brevidade possível”, informou o secretário. Roni Dário salientou, ainda, que este trabalho somente pode ser feito pelos servidores que atuam na Secretaria de Serviços Urbanos.

“Tenho certeza que este é um problema bem fácil de resolver e vamos dar a melhor solução para a comunidade com a maior brevidade possível”, afirmou o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Sant’Ana do Livramento.

Reunião

Roni Dário aproveitou para comentar sobre as mudanças que estão sendo planejadas para a obtenção da melhor fluência do trânsito, especialmente no centro da cidade, no trecho compreendido ao logo das duas principais ruas, Andradas e Rivadávia Corrêa.

Projetos

“Tivemos reunião, ontem, às 10h, com o prefeito Wainer Machado e com o Engenheiro de Trânsito Sergio Medeiros para fazer um trabalho de limpeza e visibilidade nas vias entre Andradas e Rivadávia. Vai ser feito um trabalho de pinturas de faixas de segurança, e um projeto que dê visibilidade nas esquinas. Vamos deixar vinte metros nos pontos que forem possíveis apenas para as motos. Vamos fazer as modificações com as pinturas à noite para não atrapalhar o trânsito. Há um projeto do engenheiro de trânsito Sergio Medeiros, também para a praça da Brigada Militar, onde será feita uma rótula. Todos esses projetos já estão em análise e acredito que até março ou abril estejam solucionados. Teremos uma melhor fluência nesse locais onde há grande risco de acidentes”, acrescentou Roni Dário.

 

Por Cleizer Maciel
cleizer.geral@aplateia.com.br

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.