Congresso tradicionalista elege Venâncio Aires para acender Chama Crioula

Encontro também possibilitou definição de temas para o ano de 2012

Rui Rodrigues e Andrea com integrantes da 18ª RT

Aconteceu neste final de semana o 59º Congresso Tradicionalista Gaucho, no Ginásio do Sesi, no Parque do Gaucho, em Pelotas, com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Vice-governador Beto Grill o Comandante do CRPO Cel. Flávio da Silva Lopes, que comandou também o CRPO de Sant’Ana do Livramento. Os tradicionalistas santanenses foram representados no encontro pelos patrões do CTG Presilha do Pago da Vigia, Rui Rodrigues e Andréa Martins.

O encontro foi presidido pelo tradicionalista Rodi Borghetti, eleito em sessão na tarde de sexta-feira, tendo como 1º Vice Presidente o tradicionalista Ivo Benfatto. Borghetti, além de presidente do Instituto Gaucho de Tradição e Folclore e ex-presidente do MTG, foi presidente também de mais dois Congressos: o 28º em Cruz Alta e o 38º em Santo Angelo.

Entre as principais resoluções do 59º Congresso, de Pelotas, Rui Rodrigues destaca a reeleição do Presidente do MTG, Erival Bertolini, e a definição do Tema Anual do MTG para ser trabalhado nas Entidades pelas prendas e peões. Com 68 votos, o tema escolhido foi “Abrace a sua família tradicionalista”, de Hélio Ferreira, que tem por objetivo auxiliar as entidades tradicionalistas que sofrem com problemas na manutenção de seus quadros sociais. Além disso, pretende fazer com que os Centros de Tradições Gaúchas e demais entidades realizem ações objetivas para valorizar e oportunizar aos sócios e frequentadores a inserção na família tradicionalista.

A temática será um dos guias para os eventos e os projetos de Prendas, Peões e Departamentos Culturais durante este ano. Outro aspecto definido foi o Tema Quinquenal a ser trabalhado, que será “Movimento Tradicionalista Gaúcho no Combate à Corrupção”.

Chama Crioula

Definidos os municípios que sediarão o Acendimento da Chama Crioula e o próximo Congresso Tradicionalista. Na 2ª Sessão Plenária do 59° Congresso foi aprovado, mediante os votos dos congressistas, o município que sediará o Acendimento da Chama Crioula 2012, no mês de agosto. A candidata a sediar o evento foi a Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires, pertencente a 24ª Região Tradicionalista (RT), que recebeu aprovação unânime dos votantes.

A comissão, composta pelo Prefeito Municipal de Venâncio Aires, Airton Artus, corte da Festa Nacional do Chimarrão e tradicionalistas daquele município, destacou que Venâncio Aires está preparado para sediar o evento. “Venâncio Aires não irá decepcionar o Rio Grande. Iremos ao encontro dos objetivos do MTG que é repassar a história que nossos antepassados construíram e servir de pilar para um futuro de realizações. Com o acendimento da chama em nosso município iremos dar continuidade a esses objetivos”, disse o chefe do Executivo, segundo relata Andrea Martins.

O 59º Congresso fez parte dos festejos de comemoração dos 200 anos de Pelotas e encerrou com a sessão solene de posse do Conselho Diretor do MTG e dos Coordenadores Regionais. A 18ª Região Tradicionalista ficou sob a responsabilidade de Jorge Luis Braga Abott. Mais de duas mil pessoas estiveram presentes no evento, que discutiu e traçou rumos ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Também foi aprovada pelos congressistas, a cidade que sediará a 60ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho: Santa Maria, na 13ª RT, receberá tradicionalistas dos quatro cantos do Rio Grande, em janeiro de 2013.

Nossas Riquezas

A proposta de Odila Paese Savaris – “Nossas Riquezas” – será o tema dos Festejos Farroupilhas em 2012. A fauna, a flora, a agricultura , a pecuária, a indústria, o comércio serão retratados em palestras, cursos, vitrines e nos desfiles de 20 de Setembro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.