Organização avaliza melhoria da São Silvestre e fixa meta de ampliar participação para 2012

Estrutura para inscrições e posterior entrega das premiações para os atletas, consolidou o apoio do Sesi

“Temos muito a melhorar, mas em 2011 registramos uma melhora significativa em vários aspectos”.

Com esta frase, o secretário do Clube dos Corredores de Rua (Corsa) de Livramento, Edson Gonçalves, avaliou a edição de número 21 da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no último dia do ano passado, com início às 9h.

Número de atletas aumentou em relação ao ano passado e tendência é ampliar em 31 de dezembro deste ano

Foram 76 participantes, de Livramento, Rivera, Taquarembó, Artigas, Alegrete e uma infinidade de outros municípios gaúchos das várias regiões e departamentos uruguaios.

“Tivemos uma participação regional mais acentuada também, o que é muito positivo. Pelo tempo em que é realizada a prova, já deveria ter havido uma expansão bem significativa nesse e em vários outros aspectos, porém, não foi possível. Nos últimos dois ou três anos tivemos alguns elementos que foram irrelevantes, como a própria participação, mas este ano consolidamos um salto importante em relação a 2010” – analisa Edson.

Conforme ele, a própria participação da rádio RCC FM e do jornal A Plateia, como apoiadores, registrou uma peculiaridade importante. “Foi fundamental, em nosso entendimento, pois por meio da rádio muitas pessoas de outras regiões ouviram as várias informações e chamadas, tendo despertada sua vontade de vir e participar” – avalia.

De acordo com Edson Gonçalves, no que tange à organização geral, foi retomado um caminho para desenvolver a potencialidade que o evento detém.

“Temos muitas questões pontuais a evoluir, mas já consolidamos um evento significativo. Precisamos formalizar mais parcerias, inclusive para as premiações, que são o estímulo aos participantes. Inclusive, registramos a manifestação do consulado, que, entendendo a importância do evento, entendeu de, pelo menos de forma institucional, participar ativamente” – ressalta.

Ainda de acordo com o secretário executivo do Corsa, outro elemento que pesou significativamente foi o clima, associado à mudança de horário.

“Vínhamos testando, ao longo dos anos. O início foi com a realização da disputa na parte da noite, depois passamos para a tarde e, agora, de manhã, com menor incidência de calor e clima mais ameno” – ressalta.

Danubio Barcellos, da RCC FM, com Otávio Barbosa, presidente do Corsa, durante o evento

Crescimento

O presidente do Corsa, Otávio Barbosa, ontem, ao fim da tarde, também fez uma avaliação rápida do evento. “Foi a melhor de todas as edições da nossa São Silvestre. Com toda a certeza. Temos, de antemão, essa convicção de que foi a melhor” – disse ele, acrescentando que tem até março (antes da corrida em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março) para realizar as correspondentes reuniões de avaliação com os integrantes da diretoria.

De acordo com o presidente do Corsa, é difícil realizar e manter um evento de nível, mas essa é a tendência para as próximas edições. “Agradeço muito à rádio RCC FM e ao jornal A Plateia, bem como todos os apoiadores e aqueles que sempre estiveram em parceria com nosso trabalho. Espero que neste ano, em 31 de dezembro, tenhamos uma prova ainda mais significativa; pois foram 76 atletas realizando o percurso” – ressalta. A tendência, conforme ele, é de que cada vez mais seja registrada a qualificação e o crescimento do evento.

Alguns dos atletas participantes da competição consideraram que a disputa melhorou significativamente, sobretudo em função do horário, existindo alguns que consideram ser possível, inclusive, realizar mais cedo a largada.

Considerado um percurso difícil – e, portanto, um desafio ainda maior – o percurso de 15 quilômetros é o único binacional – pois perpassa dois países, consagrando o esporte competitivo como elemento de integração entre as cidades gêmeas de Livramento e Rivera, além de despertar a atenção para uma possibilidade de atrair atletas de outros estados brasileiros e até de nível internacional, a partir de um projeto profissional e específico.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.