- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Acordes de esperança em uma sinfonia para a vida

Posted By redacao On 31 de dezembro de 2011 @ 17:38 In Geral | No Comments

Projeto da Cidade de Meninos de Sant’Ana do Livramento já beneficia sessenta crianças que poderão, em breve, formar a primeira orquestra sinfônica da cidade

[1]Uma sinfonia para mudar vidas. Sinfonia para renovar esperanças. Sinfonia para acelerar processos de crescimento e melhor preparar os cidadãos para o futuro. Uma sinfonia para a vida.

Esse é o nome do projeto que foi iniciado em 2008 na Cidade de Meninos, e que visa não dar o peixe pescado e preparado para as crianças que participam do mesmo, mas ensinar a forma correta de praticar a pescaria, ocupando o melhor lugar às margens do rio da vida. “O projeto Sinfonia para a Vida iniciou com uma preocupação em não perder o contato com crianças que saíam da instituição depois de passar pela nossa creche. Mandamos esse projeto para rede de parceiros social para concorrer nos editais e em dezembro de 2007 recebemos e assinamos em Porto Alegre, junto com os Irmãos Maristas que foram âncoras.

Iniciamos o projeto em 14 de janeiro de 2008, e já estava prevista a compra dos instrumentos, que consistiam em violões, violinos e flautas”, comentou a diretora do Centro Anglicano Cidade de Meninos, instituição que abriga um significativo número de crianças que passam o dia envolvidas em oficinas e atividades. Ainda de acordo com a diretora, o projeto conta com o professor Guto Soares nas oficinas de violão, a professora Tânia Gisler nas oficinas de Flauta. No violino, as oficinas foram retomadas em 2011, com o professor Fábio Santos, responsável pelo ensino do instrumento aos jovens.

Aprendizado

[2]

Grupo de 61 crianças e adolescentes do projeto Sinfonia Para a Vida reinicias as atividades no mês de fevereiro

“Tivemos algumas dificuldades em contar com um professor de violino, instrumento que é objeto de desejo de aprendizado de muitos jovens. Agora, estamos com um professor que vem da cidade de Rosário do Sul, uma vez por semana, e que ministra aulas de hora em hora. Isso somente foi possível pelo aporte financeiro, pequeno é verdade, que nos permitiu contratar esse profissional. Agora, estamos com as três oficinas funcionando plenamente e gerando grandes frutos”, disse ela. As oficinas de flauta (terças-quintas e sextas) funcionam de manhã e de tarde e as oficinas de violão, cujas aulas são três vezes por semana, funciona nos fins de tarde. Somente no mês de dezembro, o projeto encerrou com 25 crianças e adolescentes estudando violão, 20 estudando flauta e 16 estudando violino. “Todos os alunos não pagam nada para aprender a tocar e não precisam nem trazer os instrumento, porque nós temos para emprestar. Nosso desejo é formar dentro de pouco tempo uma orquestra com os valores que estão sendo lapidados juntos aos professores, através do projeto Sinfonia Para a Vida. Tenho certeza que esse sonho poderá se tornar uma realidade em pouco tempo, haja vista que os nossos meninos e meninas já têm feito apresentações de encher os olhos e os corações de quem os ouve executar os instrumentos. Queremos que as crianças desenvolvam o gosto pela música, pela cultura, pois sabemos que isso fará muita diferença na vida de cada uma no futuro.

 

Quem pode participar do projeto?

“Damos prioridade para crianças mais carentes, porém, tendo vagas disponíveis, todos serão bem-vindos, pois estamos à serviço da comunidade santanense”, destacou Marinez ao frisar que as atividades recomeçam no dia 16 de fevereiro. A diretora destaca, ainda, a participação fundamental dos Santanenses Solidários, que têm sido parceiros em diversas atividades que são desenvolvidas no interior da instituição.

 

 

Por Cleizer Maciel

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=21304

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2011/12/P08_20111230_db_sinfonia.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2011/12/P08_20111230_cedida_sinfonia.jpg

[3] Uma Cidade que resiste ao tempo e ressurge em projetos sociais: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=21770

[4] Projeto Crescer com apoio da escola Professor Chaves inicia nesta segunda: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=129153

[5] Secretaria de Habitação dá andamento à regularização fundiária na Santa Rosa: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128958

[6] Vereadora realiza etapa de projeto no Armour: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128945

[7] Curso discute as relações entre solo, planta e animais: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128785

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.