Sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011

Saldo positivo, apesar de tudo

Integrantes da Executiva Municipal tucana realizaram, terça-feira, sua última reunião do ano e consideraram positivos os resultados de 2011

O PSDB de Livramento reuniu, na semana passada, os integrantes de sua Executiva e do Diretório Municipal, em um coquetel de confraternização pelo fechamento do ano e, nesta última terça-feira, teve sua última reunião de Executiva. Na oportunidade, foi feita uma análise das ações do partido no munícipio e também, principalmente, uma leitura da coligação da qual o PSDB faz parte, inclusive ocupando o cargo de vice-prefeito. Por unanimidade, os tucanos decidiram que foi um ano bom para o partido. Além de inaugurar a nova sede, que oferece maior visibilidade à sigla, o partido conquistou um grande número de novos filiados. Quanto à participação do partido na coligação que administra o município, o PSDB concluiu que foram cumpridas todas as metas determinadas pelo Chefia do Executivo. “O partido considerou como excelente a gestão de resultados, cumprindo o programa de governo à risca em todos os cargos CCs que ocupamos”, relata o presidente da agremiação, Sérgio Munhoz.

O fim da zona morta

Foi uma informação de extrema importância para a região, a divulgada ontem pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Moreira, sobre os investimentos que – finalmente – poderão resolver o problema da chamada “zona morta” em termos de telefonia na região entre Livramento e Quaraí. O gravíssimo problema da comunição atinge um trecho de 106 km ao longo da BR 293, e tem causado inúmeros prejuízos e dificuldades para moradores e produtores estabelecidos na região. Por isso, é tão relevante essa informação. Em um prazo de 60 dias será instalada a primeira torre, no passo da Harmonia, que atingirá a zona rural dos quatro municípios – Rosário, Livramento, Quaraí e Alegrete – em um raio aproximado de 35 km. Em Livramento, serão beneficiados São Leandro e a estrada da Harmonia.  Para a cobertura total dos 106 km, porém, será necessária, ainda, a construção de mais três torres. O bom é que já está bem avançado o projeto em parceria da Eletrosul e da Vivo para cobertura da região do Sarandi, Cerro Chato e localidades próximas. Bom para os moradores da região, bom também para a economia de toda a fronteira oeste.

Mudanças

Entre as novidades resultantes do troca-troca natural nos cargos de confiança de nomeação da presidência da Câmara Municipal, uma se destaca: a substituição de uma das procuradoras jurídicas da Casa. O novo presidente, Germano Camacho, já anunciou a decisão de indicar uma advogada da confiança de seu partido para assessorar suas ações na gestão da Casa. Ele não revelou o nome da profissional, que ainda não respondeu ao convite, mas adiantou que se trata de uma pessoa que possui experiência na área da legislação pública – inclusive por já haver ocupado cargo semelhante há algum tempo.

Iluminação no Wilson

Depois de quatro anos de luta e expectativa, a comunidade do bairro Wilson inaugura, nesta sexta-        -feira, o sistema de iluminação da quadra de esportes localizada na praça da Caixa d’Água. Um jogo festivo entre os time do Prefeito e o time da Imprensa, às 22h, seguido de choripan por adesão, vai marcar a inauguração dessa conquista.

Confiança na base

A saída do PSDB da coligação que dá sustentação ao atual Governo Municipal, dada como certa por alguns setores dos bastidores políticos, foi tema de uma reunião da Executiva Municipal do partido com o vice–prefeito Leonel Gornatti. Apesar de conhecerem a pressão – e sua fonte – sobre o prefeito Wainer Machado, pelos cargos ocupados pelo partido, os tucanos acreditam que o Chefe do Executivo vai cumprir o tratado da coligação, que é de quatro anos. Até agora, avaliam, tanto o PSDB, quanto o Prefeito e o PSB têm honrado os compromissos assumidos, e por conta disso esperam que qualquer alteração na relação entre os dois partidos seja amplamente discutida no âmbito político, antes de que seja batido o martelo. Por decisão interna, o partido somente vai se manifestar sobre esse assunto ao Executivo quanto for provocado oficialmente. Prefere apontar suas armas para um alvo específico: “O PSDB decidiu pela posição de unidade total na base e não vai aceitar calado investidas de ex-filiados tucanos”, garante o presidente da agremiação, Sérgio Munhoz.

Clima tenso

A postura relaxada do prefeito Wainer Machado em relação à disputa entre o PSDB e o vereador Bernardo Fontoura, do PDT, pelos cargos ocupados pelos tucanos na Administração pode acabar causando transtornos futuros para o encaminhamento dos projetos socialistas. Quem perder essa disputa, certamente vai direcionar sua insatisfação ao Chefe do Executivo Municipal, e não ao concorrente vencedor. Estrategicamente, seria melhor chamar os dois lados e colocar uma pá de cal na disputa.

Foco dividido

Os próprios resultados do trabalho realizado pela Administração como um todo deveriam ser as principais razões para que o Prefeito priorizasse a busca do entendimento em sua base de apoio. Considerando que tanto o PDT de Bernardo Fontoura, quanto o PSDB, do qual ele é egresso, exercem funções relevantes na estrutura administrativa. A tranquilidade para trabalhar – sem a preocupação periférica de ter que defender o cargo e, óbvio, o espaço político – fica altamente comprometida.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.