Lixo jogado nas ruas centrais da cidade gera reclamações da comunidade

O secretário de Serviços Urbanos, Marcírio Silva, diz que boa parte da culpa pelo problema é das pessoas que jogam lixo no chão e não colaboram com a limpeza do centro da cidade

 

A poucos metros de um dos pontos de maior circulação de turistas, o lixo se acumula e se esparrama pela calçada

Falta de educação, desrespeito com a cidade e com o número de cidadãos que não jogam, sequer, um simples papel de bala no chão. Esse é o sentimento das pessoas que circularam pelo centro de Sant’Ana do Livramento desde o início da semana, e constataram a significativa quantidade de lixo esparramada pelas ruas centrais da cidade.

Nos meios-fios da rua dos Andradas e Rivadávia Correa, ontem, era visível a presença de restos de lixo esparramados por grandes trechos

A incidência relativa de ventos e a presença de alguns cães, principalmente nas proximidades do Parque Internacional, acabaram colaborando para o agravamento da situação, que não passa despercebida por quem consegue manter o olhar atento e prestar atenção aos detalhes.

 

Nos últimos dias, milhares de pessoas oriundas das mais diversas cidades do Estado e de outros estados estão circulando pela Fronteira e se deparando com uma situação um pouco diferente, em razão do acúmulo de lixo, principalmente nas beiradas das calçadas.

Na manhã de ontem, em pouco mais de duas horas de caminhada apenas pelas duas principais vias do centro de Sant’Ana do Livramento – as ruas Rivadávia Corrêa e Andradas – a reportagem de A Plateia conseguiu flagrar pedestres precisando desviar de papéis, sacos plásticos e outros tipos de materiais que puderam ser vistos jogados no chão.

Com a palavra, o secretário

Procurado para comentar as reclamações dos moradores e visitantes que cruzaram pela ruas da cidade e se depararam com a quantidade de lixo no centro, o secretário de Serviços Urbanos de Sant’Ana do Livramento, Marcírio Silva, disse que boa parte da culpa é dos próprios moradores e comerciantes de alguns pontos, que não respeitam os horários de recolhimento do lixo.

Ainda de acordo com o secretário, o caminhão com a equipe responsável pela coleta do lixo no centro da cidade, cruza pelas principais vias duas vezes a cada dia. Além disso, equipes de garis fazem a varredura das ruas às 8h da manhã e novamente às 14h, todos os dias. “As pessoas precisam aprender a colaborar e deixar de colocar lixo fora do horário para que possamos ter uma cidade realmente mais limpa. É humanamente impossível proceder toda a limpeza e não existir reclamações, quando uma parcela significativa deixa de colaborar com o serviço que é feito pelo poder público. A sujeira no centro da cidade é provocada pela falta de consciência das pessoas, que não entendem a necessidade de termos uma cidade limpa e arrumada”, afirmou Marcírio Silva.

Na entrevista concedida na tarde de ontem, Marcírio disse, ainda, que uma nova lixeira foi colocada na avenida João Pessoa, próxima ao centro da cidade, com uma capacidade significativa de absorver o lixo. Mas os pedestres e alguns moradores, e até mesmo comerciantes, fazem questão de colocar o lixo fora do local que, com o vento, acaba se esparramando e sujando.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.