Famílias do Pim/Paism festejam o Natal na praça General Osório

Festa reuniu crianças e familiares dos bairros que são atendidos pelos projetos da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), e do Programa Integral de Assistência à Saúde da Mulher- (Paism) realizou uma festa de Natal para todas as famílias atendidas pelo projeto na tarde de sábado . Mais de 250 pessoas participaram da ação que aconteceu na praça General Osório e contou com circuito de brincadeiras, city tour pelos pontos turísticos do município, distribuição de lanches e, por fim, a chegada do Papai Noel, que distribuiu mimos para as crianças. A festa reuniu, neste ano, as famílias dos bairros assistidos pelo PIM em um único evento.

Conforme a coordenadora do projeto, Cely Almeida, desde 2005, quando o PIM passou a existir em Livramento, são realizadas pequenas festas de Natal nos bairros. “Desta vez, conseguimos reunir todas as famílias nessa grande festa, o que eu considero muito importante para sociabilizar as crianças e também as famílias, hoje as mães puderam trocar experiências, as crianças puderam brincar com crianças de outras localidades, foi bem legal”, contou Cely.

Atividades lúdicas e brincadeiras foram realizadas no local

O Papai Noel chegou na praça às 20 horas. Vindo de charrete o Bom Velhinho atraiu a criançada, tirou fotos e recebeu pedidos de Natal.

 

Maria Isabel, mãe de Jeniffer e Jonathan levou os pequenos para tirar foto com o Papai Noel. “É uma oportunidade que temos de trazer as nossas crianças para brincar na praça, eles adoraram, estão lá na fila para receber pipoca e bolo. Vão chegar em casa super felizes.”

Leila Maria Silva estava a procura da coordenadora do projeto para saber quem seria a visitadora do bairro dela. “Eu soube que algumas vão sair, elas fazem um trabalho maravilhoso com a gente, nos auxiliam mesmo. Por isso queremos saber quem é que vai lá para o parque São José”- disse curiosa.

A coordenadora explicou que a finalidade do PIM é promover o desenvolvimento integral da criança desde a gestação até os seis anos de idade, reduzindo assim a violência e os altos índices de reprovação. Com esse objetivo, 30 educadores sociais realizam visitas semanais a famílias em vulnerabilidade social em diversos bairros de Livramento. O visitador do PIM orienta os pais na promoção do desenvolvimento das capacidades e potencialidades de seus bebês e de suas crianças, através de atividades lúdicas, reforçando questões de saúde, higiene, coordenação motora, vínculos afetivos e de desenvolvimento da linguagem.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.