Começa a primeira etapa das obras para a recuperação do prédio da estação ferroviária

Já tiveram início os trabalhos de restauração da Estação Ferroviária de Livramento. Cinco funcionários estão trabalhando na desmontagem de parte das estruturas. Eles permanecerão trabalhando lá até a próxima terça-feira, depois, retornam para suas cidades de origem – Cachoeira do Sul, Tapes e Canoas. A retomada do trabalho ocorrerá em janeiro, logo após o dia de confraternização universal.

De acordo com o mestre de obras Pedro Côrtes, que há cerca de 16 anos presta serviços para uma construtora terceirizada que trabalha em parceria com a ALL Logística, caso não existam imprevistos, a restauração completa do prédio ocorrerá em seis meses. Informa que poucas serão as mudanças na parte estrutural. “Talvez façam a retirada do parque e substituam por piso de cerâmica, pois parque já está quase completamente fora de uso; os banheiros também poderão ter alguma mudança, mas basicamente toda a estrutura permanecerá original, pois há o compromisso de mínima mudança, até por tratar- -se de uma restauração, não de uma reforma”- diz ele. Côrtes salienta que mais de 80% do telhado da Estação Ferroviária poderá ser reaproveitado, colocando-se em novas condições. O que não deverá – e nem poderia – ser reutilizada é a madeira, seja do telhado ou das demais estruturas, pois além da ação do tempo e da intempérie, há a incidência de insetos, como cupins.

Em contato com a reportagem de A Plateia, a América Latina Logística – ALL, companhia que administra a linha férrea no Rio Grande do Sul, confirmou que deu início às obras para a revitalização da Estação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento. A empresa, que busca parceiros para o projeto, já está em negociação com a Vinícola Miolo para dar continuidade à reforma, que beneficia a comunidade da região. Os recursos também podem ser captados junto a outras empresas com lucro real, que receberão, em qualquer doação realizada, 100% de isenção fiscal pela Lei de Incentivo à Cultura.

Revitalização

A Estação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento irá receber o Cine Estação Instituto ALL e o Projeto Memória Ferroviária. Além da sala de cinema para exibição de filmes nacionais e internacionais, no local será instalada uma mostra permanente de fotografias que resgatam a história local e regional. Com cerca de 85 mil habitantes, o município fica na fronteira oeste do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O projeto de revitalização foi entregue à Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento em meados de 2010. A comunidade poderá ter acesso ao espaço de forma gratuita.

A ALL também estuda conceder licença a uma empresa especializada no transporte de passageiros para operar passeios turísticos, tendo como base a histórica estação e destino às vinícolas da região. Aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, o projeto de revitalização está orçado em R$ 1,7 milhão.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


2 Comentários

  1. PauloRodriguez

    Boa tarde… Ao pessoal da restauração: há alguns anos fotografei a estação ferroviária e fiz um detalhe deste relógio. Ao mostrar para uma amiga arquiteta restauradora ela levantou a questão que o relógio pode ter sido feito por Le Corbusier (ou a firma de seu pai, que era relojoeiro). Já pensou, um relógio feito por um dos maiores arquitetos da história.
    Le Corbusier, cujo nome era Charles-Edouard Jeanneret-Gris. Alguém sabe da história do relógio? Abraço a todos

  2. clarissaam

    Pessoal, talvez não fosse preciso explicar onde fica o município de Livramento, não?! Parabéns pelo texto!

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.