Fim de ano com vagas de emprego em um comércio que clama por qualificação

Com a chegada do Natal e o aquecimento das vendas em função da data, muitas oportunidades de empregos temporários surgem e ajudam a aquecer o comércio da cidade

 

Movimento de compras de fim de ano aumentam as oportunidades de empregos no comércio de Livramento

Em Sant’Ana do Livramento, há vagas de empregos. Porém, a falta de qualificação da mão de obra impede que mais funcionários sejam contratados. É o caso da Loja Deltasul, que conta com apenas três montadores de móveis, quando seriam necessários cinco para dar conta da demanda do fim de ano.

 

A loja já contratou dois reforços temporários para o setor de vendas, que tem como expectativa o aumento de 8% em relação ao ano passado, mas está com dificuldade para encontrar mão de obra suficiente para os setores de montagem de móveis e bicicletas.

Reni Ramos destaca que teve queda de 50% em suas vendas, e aponta a Internet como principal concorrente

Segundo o gerente da loja, La Hire Flores, a falta de qualificação de quem está em busca das vagas é o maior problema na conquista do emprego. O gerente acredita que a falta de cursos profissionalizantes na cidade é o principal problema enfrentado para a qualificação de quem está em busca das vagas: “A procura pelas vagas foi grande, mas a falta de qualificação da mão de obra impediu um maior número de contratações. Há vagas para montador de móveis e bicicletas, porém a falta de cursos profissionalizantes para a área na cidade, está dificultando as contratações”, afirma La Hire.

 

No comércio, muitos empregados que começaram a trabalhar no Natal aproveitaram a oportunidade surgida para serem efetivados nos seus empregos. É o caso do vendedor de artigos esportivos Felipe Garcia, que em vários natais conseguiu trabalhos temporários e hoje em dia está efetivado no mesmo local onde conseguiu o primeiro emprego. Ele acredita que as oportunidades de conhecimentos adquiridos nos pequenos períodos em que trabalhou no Natal, foram determinantes para conseguir o emprego efetivo, pois aprendeu a lidar com os clientes e os produtos vendidos: “O conhecimento de atendimento aos clientes e da mercadoria vendida, que eu tive na primeira oportunidade de emprego, utilizo até hoje no trabalho”, comenta Felipe.

O vendedor Heverson dos Santos, de 18 anos, está aproveitando a primeira oportunidade de emprego temporário

O jovem vendedor Heverson dos Santos, de 18 anos, está aproveitando a primeira oportunidade de emprego temporário, que surgiu com as vagas oferecidas nesta época do ano, para tentar entrar de vez no mercado de trabalho. A intenção dele é fazer um bom trabalho e aprender a lidar com os consumidores da loja, ganhando experiência para poder ser efetivado: “A experiência com vendas está sendo bem legal, é uma grande oportunidade surgindo, para que no futuro eu consiga ser contratado”, comenta Heverson, que quer aproveitar o contato com o público e os colegas de trabalho para usar nas próximas oportunidades de emprego. “A bagagem que estou ganhando vai ser muito importante para o meu futuro”, completa o vendedor.

 

As oportunidades também surgem para os vendedores ambulantes, que com a aproximação da data natalina aproveitam para vender produtos característicos, como cartões e acessórios para enfeites, que em anos anteriores tinham grande procura por parte da população.

La Hire Flores destaca que há falta de qualificação por quem está em busca das vagas

Porém, nos últimos anos, e principalmente neste, a procura por cartões natalinos está pequena. É o que nos conta o vendedor Reni Ramos, que teve queda de 50% em suas vendas. Ele afirma que o fato da internet ter tomado conta de grande parte dos lares facilitou o envio de cartões on-line, diminuindo a procura pelos seus tradicionais produtos: “Este ano, as vendas não estão boas, a internet e o celular facilitaram o envio de mensagens, diminuindo a procura pelos meus produtos”, lamenta Reni, que trabalha há 40 anos no mesmo ponto.

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Sant’Ana do Livramento, João Carlos Gonzales, está havendo um grande número de contratações no comércio santanense: “Estamos notando um grande aumento na procura e oferta de emprego na cidade. É o reflexo do crescimento da economia de Livramento, que está aproveitando o embalo do Brasil e está se desenvolvendo”. João Carlos ressalta que o aumento no número de empregos neste período já era esperado pelo Sindicato, e acredita que após o Natal muitos empregos serão mantidos, devido ao momento positivo que o comércio santanense está passando.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.