- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Pontos de luz serão todos recuperados, antes das operações por demanda de reclamações

Posted By redacao On 14 de dezembro de 2011 @ 9:32 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

[1]

O secretário Marcírio Silva acompanha a equipe da Ansus nas operações

Duas etapas. A primeira, já em andamento, visa recuperar todos os pontos de iluminação pública da cidade. A segunda, já com atendimento por demanda, eliminará focos de problemas a partir de reclamações de moradores. O primeiro momento da operação de recuperação da iluminação pública está sendo desenvolvido com um caminhão e uma equipe, seguindo um cronograma compartilhado entre a Secretaria de Serviços Urbanos e a empresa Ansus – contratada para essa finalidade e cuja meta é promover ações de forma direta, visando reduzir uma das principais queixas dos santanenses, sobretudo aqueles cidadãos que circulam à noite: a falta de iluminação.

 

Ontem, e desde segunda-feira, a primeira etapa estava sendo realizada no Planalto e Planalto Velho. A missão era recuperar todos os pontos de luz, o que estava previsto para conclusão no máximo hoje pela manhã. Centro e Vila João Martins precederam essa localidade. O cronograma estabelece, agora, a recuperação dos pontos de iluminação na Cohab do Armour e Morada da Colina, depois seguindo para outros bairros e vilas.

Jureci Vargas, supervisor da Ansus, informa que nas próximas semanas, com base nas informações da Secretaria de Serviços Urbanos, o caminhão e a equipe estarão percorrendo toda a cidade. “Já realizamos a recuperação no centro e nas imediações do 14 de Julho. São vários bairros e não temos como atender demandas individuais agora. Isso ocorrerá após a recuperação total. Depois de normalizada a iluminação, aí sim, teremos 12 horas para resolver os problemas que as pessoas comunicarem através de um sistema” – explica Vargas.

Ainda segundo ele, o trabalho é específico em relação a problemas na iluminação pública, não contemplando os postes, que são da AES Sul ou, no caso daqueles fixados nas residências dos usuários.

Conforme o supervisor, ainda há muito a ser realizado nesta primeira etapa. “Recebemos as informações da Secretaria e vamos por região, por zona, recuperando” – sintetiza, destacando que o sistema de Livramento é bastante antigo e os principais problemas apresentados são reatores e fotocélulas queimados ou em mau funcionamento, lâmpadas quebradas ou queimadas, bem como fios rebentados. “Vamos atacar todas as áreas sim, mas queremos fazer um serviço bem feito e, por isso, às vezes, há demora. A equipe chega ao local, isola a área, verifica a condição e, daí, faz o conserto” – informa.

De acordo com Vargas, são cerca de 6.000 pontos de iluminação pública e grande parte apresenta defeito, mas há condições de, trabalhando por zonas, deixar em condições todos eles.

Precursor

O secretário de Serviços Urbanos, Marcírio Silva, está acompanhando a equipe diariamente. Ontem, no Planalto, ele confirmou que é a secretaria que está acolhendo as informações e repassa para os funcionários da Ansus.

Silva confirma que ele próprio e outros servidores da pasta vêm realizando um trabalho precursor. À noite, distribuídos por zonas, percorrem as ruas da cidade realizando levantamento dos locais que não têm iluminação e marcando os postes que apresentam qualquer tipo de defeito nas várias áreas urbanas.

“Compreendemos que iluminação é também um elemento de segurança e, neste primeiro momento, estamos agindo conforme uma estratégia bem definida. Percorremos as ruas da cidade, à noite, verificando quais os pontos de luz que apresentam problemas e, durante o dia, a fim de verificar aqueles que permanecem ligados de forma ininterrupta. É uma tarefa que pode ser demorada por ser minunciosa, mas necessária antes que passemos para a segunda fase” – relata Marcírio Silva.

[2]

O supervisor Jureci Vargas ressalta o desenvolvimento da primeira etapa das ações

O secretário afirma que está acompanhando pessoalmente todas as atividades por entender que é preciso uma recuperação geral primeiro e, em um segundo momento, quando surgirem problemas, será possivel o deslocamento da equipe de serviço da Ansus para atender à questão pontual.

 

Reclamações

A segunda etapa da prestação de serviço será realizada em 2012, após a recuperação total dos pontos de iluminação. Consiste na atuação por demanda, a partir de informações protocoladas repassadas pelos cidadãos à Secretaria de Serviços Urbanos mediante abertura de protocolo. Vai funcionar, conforme o estabelecido, da seguinte forma: o usuário faz o contato com o atendimento da Secretaria, apresenta o problema e a localização. Esses dados são colocados no sistema compartilhado, sendo recebidos pela área de distribuição da Ansus, que repassará à equipe de trabalho. Esta, por sua vez, terá 12 horas para realizar o conserto, subustituição ou reposição (no caso de lâmpadas). A partir da ligação telefônica ou contato direto, o registro é imediato e esse prazo já está sendo contabilizado.

Essa estratégia somente será adotada, conforme a Ansus, após a recuperação total que está sendo desenvolvida, a fim de otimizar tempo e equipamento. Os contatos de forma direta com a sede da empresa no bairro Fluminense, mesmo telefônicos, são inadequados, pois é a Secretaria de Serviços Urbanos que está centralizando todas as informações enquanto da realização da operação em curso.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=19189

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2011/12/p8_marcirio_equipe_ansus_20111213_jf.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2011/12/p8_jureci_vargas_supervisor_ansus_20111213_jf.jpg

[3] Secretaria de Serviços Urbanos continua trabalho de revitalização no centro : http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128961

[4] Secretaria de Serviços Urbanos inicia limpeza das ruas centrais: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125203

[5] Secretaria de Serviços Urbanos intensifica limpeza no cemitério: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124339

[6] Lixo jogado na Praça Argentina continua comprometendo o local: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124295

[7] Conta de luz mais cara a partir deste sábado para clientes da AES Sul: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=121385

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.