Inquérito com mais de 2.300 páginas é concluído e encaminhado à Justiça local

Polícia Civil apontou oito indiciados, dos quais dois vereadores, no uso indevido do dinheiro público para abastecimentos

O volume contendo mais de 2.300 páginas foi encaminhado ao Fórum de Livramento, na tarde de sexta-feira (18). O inquérito aponta oito servidores públicos como indiciados, entre eles dois vereadores, por crimes como formação de quadrilha, peculato, coação de testemunha e fraude processual

O delegado Roger Bittencourt Tavares, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Livramento, entregou formalmente à Justiça local, o Inquérito Policial-IP que contém as investigações que apontam irregularidades no uso do dinheiro público para compra de combustíveis, na Câmara Municipal de Vereadores, entre os anos de 2010 e 2011.

A entrega do volume contendo mais de 2.300 páginas ao Fórum de Livramento ocorreu na tarde de sexta-feira (18), o qual será encaminhado ao Ministério Público, para que o mesmo possa decidir com relação ao oferecimento de denúncia com base nas investigações apresentadas.

O inquérito aponta oito servidores públicos como indiciados, entre eles dois vereadores, por crimes como formação de quadrilha, peculato, coação de testemunha e fraude processual.

Fase de investigação 

Durante entrevista na tarde de sexta-feira, o delegado destacou que o IP foi instaurado no dia 25 de maio e desde então foram realizadas mais de 100 oitivas, além de cumprimento de mandados de busca e apreensão de documentos, na casa de um dos indiciados e na própria Câmara Municipal de Vereadores. “Este inquérito policial foi o maior que já realizei em termos de volume de informações. Foram vários meses de trabalho para finalizar as investigações e ainda um longo trabalho de revisão antes que o mesmo fosse entregue à Justiça”, explicou Roger.

A Polícia Civil constatou durante as investigações que os abastecimentos eram utilizados na Câmara Municipal de Vereadores como “moeda de troca”, junto à comunidade local, para inúmeros serviços.

Comprovando o uso indevido do dinheiro público, o delegado Roger destacou que um dos vereadores indiciados possuía 87 abastecimentos irregulares, enquanto presidia o Legislativo Municipal. “Conseguimos inúmeras materialidades que comprovam a fraude, como, por exemplo, o caso de um dos indiciados estar em diversos locais ao mesmo tempo, ou seja, enquanto estava supostamente em Porto Alegre, o indiciado estava assinando ordem de serviço em Livramento. Outro fato que achamos interessante, e no mínimo curioso, é um abastecimento para um veículo particular e de passeio com 97 litros de gasolina, onde ficou comprovado que o tanque do veículo não possui esta capacidade para abastecimento. Pessoas que não tinham sequer veículos, mas recebiam vale- -combustível estão entre os exemplos que compravam que foram utilizados milhares de reais em abastecimentos irregulares e que a fraude servia como moeda de troca na Câmara de Vereadores”.

Roger concluiu, ainda, que o objetivo do inquérito foi totalmente alcançado e que a Polícia continuará dando prioridade para este tipo de crime, que é um dos mais graves, porque atinge a coletividade.

Em outra entrevista, o deleagado frisou que o que mais chamava a atenção era o fato das pessoas dizerem que esta era uma prática comum, que não seria crime. “Bom, se isso é uma prática comum, é infeliz e criminosa. A Polícia Civil vem atuando bastante neste tipo de crime, os chamados crimes do colarinho branco, e vamos continuar atuando”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


2 Comentários

  1. ffmorelli

    Boa Noite

    Meus parabéns a PC, já estava na hora de alguém acabar com essa pouca vergonha dos pilantras.

    Parabéns ao Delegado e sua equipe.
    At,

  2. gilmar

    Execelente trabalho da Policia Civil só espero que o Ministério Publico de o devido encaminhamento e ponha a mão em toda essa corja que só sugam o povo…..

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.