A dura rotina de quem é passageiro de ônibus

Na reportagem especial, A Plateia acompanhou vários aspectos do transporte urbano no Município, confira depoimentos e como é o dia a dia de quem usa o ônibus em Livramento  

A reportagem da Plateia acompanhou a rotina de passageiros e mostra com esta matéria especial algumas dessas dificuldades como é o caso da D. Terezinha, que sempre usa o ônibus como meio de transporte. Terezinha disse que muitas vezes falta cadeira para o público da terceira idade e que o aperto do ônibus incomoda muito.

Terezinha também disse que todos os dias são assim: aperto e lotação: “A segurança é complicado, se frear de vez a gente cai. A gente tem que se acostumar com o empurra, mas acaba chegando ao destino. Só não é legal”, disse. A grande demanda apontada pelos usuários de ônibus é a necessidade de mais carros. A frota é muito pequena e os horários ficam muito distantes um dos outros, com isso mais pessoas pegam os ônibus.

Silene Torres, jovem que frequentemente usa o transporte coletivo, também disse que a dificuldade é grande, que fica apertado passar no corredor do ônibus, mas que na maioria dos casos vai se acomodando e dá tudo certo. “Não tem mais ônibus, o que pode fazer?”, disse.

Diariamente, milhares de santanenses usam o ônibus, tradicional transporte coletivo, para ir ao trabalho ou fazer suas atividades no centro da cidade. A dificuldade enfrentada por quem é passageiro chega a ser parecida com a que outras pessoas enfrentam nas grandes cidades: ônibus lotados, apertados, falta de assentos preferenciais, desrespeito e carros que vez por outra apresentam algum problema mecânico.

Demandas

Numa das viagens feitas pela equipe, a reportagem verificou que o painel de um dos ônibus estava totalmente quebrado. O motorista afirmou que é frequente o uso de carros com algum problema: “temos que cumprir uma rota e não dá para escolher, hoje recebi esse ônibus e o velocímetro não funciona, mas é preciso trabalhar e as pessoas precisam se locomover”.

O próprio cobrador e o motorista fazem a limpeza do ônibus. Após cada viagem, a dupla põe a mão na massa: varrem o chão do ônibus, limpam a poeira das janelas e voltam à rotina.

Secretaria de Trânsito tem a palavra

A reportagem da Plateia procurou a Secretaria de Trânsito e conversou com Alencastro Feippe Martins, Secretário Municipal, sobre a situação dos ônibus e o futuro do transporte público na cidade. Feippe disse que a fiscalização dos ônibus está normalizada e que a vistoria também é acompanhada pela CRVA e apresentada aos órgãos competentes. Na Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana a vistoria compreende cinco itens obrigatórios, por isso, em alguns casos, algumas falhas são percebidas pelos usuários.

Projeto básico de transporte urbano

Feippe disse para a reportagem da Plateia que já está em andamento uma licitação para elaboração de um projeto de transporte urbano no município. Segundo o Secretário, esse projeto pensado desde 2013, irá trazer para Livramento uma nova perspectiva de transporte, novas linhas, formas e períodos de inspeção e mesmo a possibilidade do aumento da frota de ônibus da cidade, mas que tudo depende das empresas interessadas.

Já existem empresas de transporte público interessadas em participar e, inclusive já cadastradas, e dentro de dois meses, a fase de pregão acontece. O sonho para quem espera um transporte mais seguro, melhor e com mais opções, está cada vez mais perto de acontecer.

 O passageiro e o ônibus

Muitas histórias se cruzam dentro de uma viagem de ônibus. Passageiros de uma vida inteira que fazem da sua rotina uma amizade. São amigos que se encontram no ônibus, parentes e, de repente, a rotina do aperto e da lotação é esquecida pela boa companhia. 

As empresas de transporte

A reportagem da Plateia tentou contato com a diretoria do Sindicato de transportes Urbanos até o fechamento desta edição, mas o presidente estava de viagem e o outro nome indicado pela secretaria não pôde atender devido a compromissos.  

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.