Escola ensina com Copa do Mundo

Alunos do colégio demostrando o jogo de capoeira criado no Brasil nos tempos de escravidão- uma das atrações no trabalho sobre a Copa no Brasil-2014

Na manhã de ontem, a Escola Estadual Olavo Bilac deu início ao projeto “Copa do Mundo 2014”. Esse projeto irá acontecer em todo o mês de junho e tem por objetivo contar a história das copas e conhecer as várias culturas que virão ao Brasil nesse período, e dos estados que sediarão os jogos do Mundial. Além disso, o projeto visa repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça e religião e abordar a união dos povos pelo esporte tendo como foco o tema da paz.

De acordo com a vice- diretora, Cleres Scoti, o projeto permite que os alunos do ensino fundamental aprendam com a história e o esporte, a trabalharem em equipe as regras e disciplina dos jogos, além da Escola apresentar aos alunos a dimensão da Copa entendendo, com isso, que não se tratam apenas de jogos de futebol e que o Mundial é algo muito mais amplo, já que engloba a cultura de cada participante.

Crianças caracterizadas com roupas típicas de outros países, apresentações artísticas representando as diferentes culturas dos estados brasileiros como Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e alunos jogando capoeira também fizeram parte do evento. Silvia Serpa, mãe de um aluno do quarto ano, esteve presente na abertura e disse que gostou muito, pois pôde acompanhar todo o preparativo de seu filho na semana anterior ao evento e percebeu que as crianças estavam bem interessadas e por consequência, aprendendo muito mais.

Algumas das tarefas utilizadas para tal aprendizado foram a exposição de textos e as bandeiras dos outros países em cartazes, palavras cruzadas, caça-palavras, decoração da escola e sala de aula, pesquisa sobre a história das copas, a importância da prática de esportes, além de outras. As avaliações realizadas nesse período não serão apenas com base no resultado final, mas sim em todo o processo que leva em conta o envolvimento do aluno desde o começo até o fim desse projeto.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.