Dois protagonistas

Emilia Fernandes vai participar do pleito de 2014 sem concorrer a um cargo eletivo. Uma nova conjuntura enfocando a unidade de coligação entre PT, PC do B – ao qual Emília se filiou recentemente, saindo do Partido dos Trabalhadores, partido pelo qual exerceu seus mandatos – e PTB. De fato, o que incendiou a militância petista retirou-a da disputa. Coisas da política. Ela própria já havia manifestado a disposição de abrir mão de uma candidatura caso Olívio Dutra tivesse a intenção de disputar um posto no Senado.
A professora pedritense, que residiu a maior parte de sua vida em Sant’ Ana do Livramento – onde iniciou sua carreira política como vereadora, chegando ao Senado Federal e, depois, à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, nos idos de 2003, com status de ministra; circulou uma boa parte do globo como palestrante, em parceria com instituições e órgãos da ONU – cede o lugar na disputa para o Galo Missioneiro, como gostam os petistas, chamando o ex-governador por esse apelido regionalista pelo fato de Dutra ser da Bossoroca, nas Missões e um “galo” bom de “rinha”.
Na prática, é simples. Trata-se da forma do PT de enfrentar o PDT que apresenta Lasier Martins como pré-postulando ao Senado da República. A escolha de Abigail Pereira para ser a vice de Tarso Genro na disputa, é uma obviedade em função da trajetória da ex-Secretária de Turismo e sua antiguidade dentro do PC do B de Manuela. Beleza?
Bem, a vida política é dinâmica, como dizem alguns. O que está posto agora, nem sempre é ou será o que estará definido daqui a 5 minutos. As conjunturas mudam. As posições também. O que está selado e sacramentado pode ser revisado.
Até pode ser que a deliberação petista tenha desgostado o PC do B e, certamente, depois de lançar a pré-candidatura de Emilia Fernandes, não deve ter sido fácil para os comunistas digerirem a mudança, o que pode ser confirmado pelas palavras iniciais da deputada federal Manuela Dávila.
Outro evento no cenário nacional foi o fato de Renan Calheiros (?) ter anunciado a aposentadoria de Joaquim Barbosa. Será que o titular não estava aguardando para fazer isso oficialmente?
O fato é que se, realmente como especulam por aí, Barbosa tem alguma pretensão política, ainda não demonstrou.
O que intriga na história é a pressa de Calheiros em divulgar que dentro em breve Barbosa sai do Supremo. Comemoração? Vá saber! Quanto ao futuro ex-ministro, se ele será um dia candidato à Presidência da República, somente o tempo poderá dizer.
E, falando nisso, para todos, a ampulheta está correndo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.