- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Último dia de inscrições para o Enem

Posted By redacao On 23 de maio de 2014 @ 7:28 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

Exame é porta de entrada para o ensino superior não só Brasil, mas em outros países através do programa Ciência sem Fronteiras

As 23h 59min de hoje encerram as inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os números já ultrapassam 7 milhões de inscritos, sendo a maioria mulheres, com 4,1 milhões. Estes dados foram colhidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Autarquia do MEC que é responsável pelo exame. A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento maior que 13% em relação ao ano anterior, que foi de 7,2 milhões.

É recomendado que a inscrição seja realizada em horários com menor procura, como antes das 9h, entre 14h e 17h e após as 21h.

Mesmo hoje sendo o último dia de inscrições, o pagamento da taxa de R$ 35 vai até o dia 28 de maio. As provas serão aplicadas dia 8 e 9 de novembro, sendo no primeiro dia, aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, serão exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias as provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

A nota do Enem será usada por 115 universidades federais para o acesso a cursos de graduação e pós-graduação, mas através de programas do governo, os mesmos alunos poderão ainda especializar-se fora do país através do Ciência sem Fronteiras.

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - O que é?

Programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia onde alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. A chamada para cursos do Ciência sem Fronteiras é feita através de recursos de empresas parceiras.

Países como França, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra puxam a fila dos mais procurados pelos alunos para realizarem seu estudo.

Qual o requisito para ingresso?

Estar regularmente matriculado em uma instituição de Ensino Superior, ter nacionalidade brasileira, ter obtido nota igual ou superior a 600 no Enem, a partir do ano de 2009, apresentar um perfil de aluno de excelência e não ter usufruído de bolsas de graduação no exterior anteriormente.

Informações

www.capes.gov.br/faleconosco

Telefone: 0800 61 61 61

Mudança na UFSM

A UFSM nesta quinta feira decidiu em conjunto com a CEPE (Conselho de ensino pesquisa e Extensão) aderir integralmente ao Sisu, usando a nota do Enem em suas próximas seleções, então quem estava esperando realizar o vestibular terá ainda o último dia para inscrever-se junto aos milhões de outros brasileiros. Segundo a candidata Laura Souza, que iria realizar o vestibular, foi lamentável para ela e outros que estudavam em cursinhos voltados às questões da UFSM. “Para quem não estava acompanhando este processo e está se preparando, foi um choque”finalizou.

Taiguara Guerra

[1]O jovem estudante da Unipampa vai para seu segundo Enem. No primeiro, realizado em 2009, fez uma boa pontuação e hoje cursa Relações Internacionais.Este ano quer fazer uma pontuação ainda maior, para poder ganhar uma chance em uma Instituição e curso novo. Explicou que a prova em si não é difícil, mas cansativa.Durante dois dias o cérebro é exigido no seu máximo, mas a recompensa chega ao ler o nome no listão.

 

 

Laura Mello

[2]Realiza pela primeira vez a prova. Vai fazê-la como um teste, pois cursa o segundo ano do ensino médio e sabe que um dos requisitos para entrar na universidade, é tê-lo concluído. Dedica horas de estudo para a prova e está ansiosa pela chegada do dia. “É uma excelente oportunidade, pois todos têm a possibilidade de ingressarem numa faculdade” concluiu. 

 

 

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126643

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag3_taiguara-guera_cedida.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag3_laura-mello_cedida.jpg

[3] Estão abertas as inscrições para o Enem: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124967

[4] Enem já tem mais de 3 milhões de inscritos: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125724

[5] ENEM com inscrições abertas a partir de hoje: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=36970

[6] Universidades Santanenses têm suas inscrições abertas: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126550

[7] Entenda como funciona o Sisu: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=108059

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.