- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Cooperforte anuncia construção de indústria de ração

Posted By redacao On 17 de maio de 2014 @ 9:28 In Geral | No Comments

Produtores locais terão mais oportunidade após terraplanagem do terreno. Obra tem 40 dias para ficar pronta

[1]

“Quando a indústria estiver produzindo, serão 5 mil sacas de ração que poderão ser adquiridas pelos produtores no próprio município”.

A Cooperforte, Cooperativa dos Assentados de Santana do Livramento, anunciou que trará para a cidade uma indústria de ração. A construção do empreendimento será feita por meio de uma verba de mais de um milhão de reais fornecida pelo BNDES.

Rosi de Lima Costa, coordenadora-tesoureira da cooperativa, falou com a reportagem do Jornal A Plateia sobre o assunto e ressaltou a importância da indústria para benefício de produtores da região e da economia local.

[2]

Rosi de Lima Costa, coordenadora tesoureira da Cooperativa

Conforme explicou a coordenadora, o empreendimento só não começou de vez, porque espera da Prefeitura a execução da terraplanagem do local. Segundo Rosi, a terraplanagem foi um compromisso firmado com o executivo: “eles se comprometeram de fazer e ainda não fizeram”.

A verba está pronta e parada na conta do banco, esperando para ser usada, disse Rosi. Segundo a coordenadora, existe no município uma Lei de Incentivo que prevê esse auxílio, “enviamos ofício solicitando o benefício e fomos atendidos, mas também temos prazo”.

O prazo para início na obra já com a terraplanagem concluída era de 180 dias, segundo a Cooperativa já se passaram140, “só faltam 40 dias. É pouco tempo, mas se corrermos ainda dá, só não podemos é perder essa verba e a oportunidade de alavancar a economia local e a geração de empregos e renda”, disse ela. O local da Fábrica de ração será no antigo abatedouro de frangos da cidade, um estabelecimento adquirido pela Cooperforte anos atrás.

Na visão da Cooperativa, será um espaço aberto de oportunidade e empregos para toda a comunidade de Livramento. No início, serão cerca de oito empregos diretos na fábrica e demais empregos indiretos. O produto beneficiará principalmente os produtores de gado leiteiro da região.

Atualmente, os produtores de gado compram cerca de 5 mil sacas de ração de fora da região. “Se essa quantidade puder ser comprada no próprio município, sem dúvida beneficiará o produtor e fomentará a economia local, gerando renda e o giro de riquezas dentro da própria cidade”.

O grande medo é que a Cooperativa tenha que financiar a própria terraplanagem. A questão é que a verba repassada pelo BNDES não dispensa quantia para a preparação do terreno. No fim, Rosi conclui que a Cooperativa espera o apoio e o compromisso da Prefeitura para a execução da terraplanagem nos últimos 40 dias restantes.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125788

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/SACO-DE-ESTOFA.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/PAG-8_20141705_COOPERATIVA_ELIS.jpg

[3] Começa a ser construído o Centro de Atenção ao Turista: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=127256

[4] Chega ao fim concretagem do espaço: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125331

[5] Centro de Atenção ao Turista previsto para depois da Copa: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125139

[6] Farsul recomenda produtores a terem cautela no preenchimento do CAR: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124477

[7] Ritmo acelerado para entregar até as 12h de sábado: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124094

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.