- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Enem já tem mais de 3 milhões de inscritos

Posted By redacao On 17 de maio de 2014 @ 7:52 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

Número supera em 11,33% as inscrições de 2013

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, até às 16h da última sexta-feira (16), 3.038.209 candidatos já se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio 2014. O prazo para inscrição, que começou na segunda-feira (12), termina no dia 23 de maio, às 23h59min. Em 2013 foram 2.728.908 candidatos que realizaram a inscrição no mesmo período. As mulheres representam a maior parte dos inscritos, com 1.819.268 o que equivale a 59,87%. A maior parte dos inscritos é de isentos, 63% do total.

Usuários reclamaram das dificuldades em concluir a inscrição no site, por causa do grande número de acessos. Em resposta, o Ministério da Educação fala da importância de fazer a inscrição o quanto antes, em horários com menor número de entradas no sistema, como no início da manhã, até às 9h, à tarde, entre 14h e 17h e à noite, após as 21h. O prazo para o pagamento da taxa de R$35 é até o dia 28 de maio.

O Enem é feito para estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos com comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos.

A nota do exame é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos.

A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de financiamento Estudantil, participar do Programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Estudantes com mais de 18 anos podem obter a certificado do ensino médio por meio do Enem.

Este ano a segurança será mais intensa na entrada a saída da prova. Os fiscais que recepcionarão os candidatos, vão portar detectores de metais para impedir que aparelhos portáteis entrem nos locais de prova. Nos dois anos anteriores, vários candidatos se comunicaram e tiraram fotos postando-as nas redes sociais- isso é proibido e causa eliminação do exame.

A Presidente Dilma Rousseff, na página do Palácio do Planalto, clicou com candidatos, através do facebook, que farão o exame e, na oportunidade, ela explicou sobre as possibilidades de acesso à educação daqueles que serão aprovados no Enem. Tirou dúvidas e debateu sobre a segurança na hora da prova, inscrições e resultados.

O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios nos dias 8 e 9 de novembro. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, de acordo com o horário de Brasília.

[1]

Santanenses estão garantindo sua participação no ENEM

[2]A jovem estudante, Juliana de Souza de Almeida, relatou que faz o ENEM para testar os conhecimentos. Já fiz minha inscrição neste ano para o ENEM, pois fiz a prova no ano passado e fiquei na lista de espera da Uergs, acredito que agora, no segundo semestre, eu consiga ingressar. Quero muito entrar para a Universidade e cursar Administração. O exame é uma prova muito elaborada e tem muito texto, o que a torna cansativa, mas estou confiante, pois já tenho experiência em fazer a prova. “Acredito que neste ano eu consiga, pois estou estudando muito desde o início do ano, em casa e pela internet”, salientou ela. 

  

[3]Segundo ela já faz pelo segundo ano o Enem. No ano anterior fez como teste, considerou a prova difícil e está estudando constantemente, pois seu objetivo é o ingresso em uma universidade federal no curso de Farmácia que é muito concorrido. “É uma grande oportunidade de ingresso nas universidades públicas e privadas. É de extrema importância que seja feito por todos os estudantes” concluiu.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125724

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag24_GRge39905-1.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag24_JulianadeSouzadeAlmeida_CEDIDA.jpg

[3] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag24_MarianaSimõesPiresMartins_RQ.jpg

[4] Último dia de inscrições para o Enem: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126643

[5] Universidades Santanenses têm suas inscrições abertas: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126550

[6] Estão abertas as inscrições para o Enem: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124967

[7] Inscrições para o Enem encerram nesta sexta: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=38941

[8] ENEM com inscrições abertas a partir de hoje: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=36970

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.