Passeio de trem visa angariar recursos para recuperar a Estação Ferroviária

A América Latina Logística – ALL, companhia que administra a linha férrea no Rio Grande do Sul, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, realizará passeio turístico de trem nesta quinta-feira. Cerca de 100 pessoas, entre autoridades do município e do Estado e a comunidade local, irão participar da atividade. As confirmações foram feitas previamentes. Com duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, o passeio está programado para as 9h30 e irá partir da Estação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento com destino à Estação de Palomas.

Guias farão uma narração explicativa durante o trajeto do trem. Além disso, um almoço de integração na Vinícola Almadén também faz parte do cronograma turístico. O objetivo da programação é a busca de parceiros locais para a restauração da Estação Ferroviária de Livramento. Para isso, os recursos deverão ser captados junto às empresas parceiras, que receberão, 100% de isenção fiscal nas doações pela Lei de Incentivo à Cultura. Aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, o projeto de revitalização está orçado em R$ 1,7 milhão.

“O que vamos fazer é desenvolver para esta região um espaço de educação e cultura onde teremos uma sala de cinema e um espaço para exposições”, ressalta a presidente do Instituto ALL de Educação e Cultura, Fernanda Tonet.

O passeio também integra o Projeto Trem do Pampa, desenvolvido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Moreira, com o intuito de mobilizar os empresários e a população sobre a importância do turismo na região. A estação estará aberta para visitação durante a realização da programação turística.

Projeto de Revitalização

A Estação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento irá receber o Cine Estação e o Projeto Memória Ferroviária. Além da sala de cinema para exibição de filmes nacionais e internacionais, no local será instalada uma mostra permanente de fotografias que resgatam a história local e regional. Com cerca de 85 mil habitantes, o município fica na fronteira oeste do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O projeto de revitalização foi entregue à Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento em meados de 2010. A comunidade poderá ter acesso ao espaço de forma gratuita.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.