- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Inicia a Operação Ágata 8

Posted By redacao On 12 de maio de 2014 @ 8:25 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

Fiscalização nos acessos à cidade busca combater crimes como o narcotráfico, contrabando e descaminho

[1]

Os acessos a cidades estão sendo fiscalizados por militares do 7º RCMec e 2ª Bia AAAe

Iniciou no último sábado, 10, a operação Ágata 8. Determinada pelo Ministério da Defesa e executada pelo Exército Brasileiro, o principal objetivo da ação é eliminar os crimes transfronteiriços. Além da busca por entorpecentes, as forças de segurança nacional se mobilizaram para combater crimes ligados ao contrabando e descaminho, narcotráfico e ao tráfico de armas e de pessoas. O planejamento e a mobilização são feitos de forma integrada, com articulação contínua entre militares das Forças Armadas e agentes de segurança pública nos níveis federal, estadual e municipal.

Em sua oitava edição, a Operação Ágata faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) e envolve 12 ministérios e 20 agências governamentais, além do Ministério da Defesa que coordena as ações ao lado do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e das forças de segurança federais, estaduais e municipais.

A 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea realiza o trabalho na BR 293, no trecho que liga Livramento a Quaraí. No local foi montado um posto de bloqueio e controle de estradas.

[2]

Major André Leite, subcomandante do 7º RCMec

Em entrevista, o subcomandante do 7º RCMec, major André Leite, destacou que um grande efetivo do Regimento participa da operação. “Temos mais de cem homens trabalhando na Ágata 8, visando dar uma maior segurança para a população e buscando diminuir os crimes condizentes com as fronteiras, como o tráfico de armas e de drogas.”

A operação ainda não tem data certa para acabar, mas a previsão é de que se estenda até o dia 21 de maio. O Ministério da Defesa realiza a ação em todas as zonas de fronteiras do Brasil, uma área de 17 mil quilômetros de extensão. Em algumas áreas do país, a operação contará com militares da Marinha e Aeronáutica. O início da Ágata é previamente avisado aos dez países que fazem fronteira com o Brasil, devido à movimentação bélica envolvida.

Em sua última edição, a Ágata 7 conseguiu apreender 25 toneladas de drogas durante seus 19 dias de vigência.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124847

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/P3_FOTO2.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/P3_FOTO1.jpg

[3] Chega ao fim a Operação Ágata 8: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126662

[4] Balada Segura não registra crimes no feriadão: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=121872

[5] Condicionadores de ar estão entre os mais apreendidos pela Receita Federal: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=106178

[6] Receita Federal realiza mais uma fiscalização nos Correios, em Livramento: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=75794

[7] Inicia a operação Ágata 5: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=46008

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.