- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Terça-feira, 29 de Abril de 2014

Posted By redacao On 29 de abril de 2014 @ 9:18 In Bastidores - Edis Elgarte | No Comments

Caminhando juntos

[1]

Na quarta-feira, 23, foi realizado no Clube Boulevard Lagos del Norte, em Rivera, o ato político alusivo aos 43 anos do Frente Amplio, coalizão dos partidos de esquerda do Uruguai, fundada em 1971. O ato contou com as participações, entre outros, da  pré-candidata à presidência do Uruguai, senadora Constanza Moreira, cientista política pós graduada pela Unicamp, no Brasil. O PT santanense esteve presente, representado pelo presidente do partido, vereador Dagberto Reis, retribuindo a presença de dirigentes do FA na festa dos 34 anos do partido, recentemente. “Fui até lá dar um abraço ao presidente da mesa do Frente, Luis Carlos Lopes, e para colocar nossa militância à disposição já para as prévias que acontecem em maio e para as eleições em outubro”, confirmou. Dagberto adiantou que durante a campanha presidencial nos dois países, PT e Frente pretendem reunir em um ato político internacional na fronteira Livramento-Rivera, a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, e o candidato do Frente Amplio uruuguaio, seja Tabaré Vasquez ou a própria Constanza, o que será decidido nas prévias do mês de maio.

Nada?

[2]

O choro é livre, diz o dito popular, e por isso as lamentações sobre as dificuldades econômicas de Livramento se tornaram corriqueiras. Mas há dados que evidenciam a falta de proatividade local: no último feriado, entraram em Livramento, pelo posto da PRF no Km 05, nada menos do que 16.500 veículos com turistas. Calculando-se uma média de 3 ocupantes por carro, têm-se que pelo menos 50 mil pessoas a mais circularam pela fronteira no feriadão. E não ficou nada nos cofres santanenses? A propósito: os turistas tinham onde gastar em Livramento?

Armas

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1332/03 que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais, permitindo o uso de arma de fogo nos casos previstos no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Agora, a matéria será enviada ao Senado. Conforme o Estatuto do Desarmamento, o porte de arma aos guardas municipais será permitido nas capitais dos Estados e nos Municípios com mais de 500 mil habitantes; e em cidades com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço. Mesmo aprovado na Câmara, o assunto ainda é alvo de grande polêmica.

Armazém

Apesar das grandes dificuldades, o coordenador da Associação Amigos do Livro e da Biblioteca Comunitária Paulo C. Guggiana, Jorge Santos, tem conseguido “tirar água de pedra” para a realização anual do projeto Armazém Literário, que insiste em caminhar em direção às periferias e promover a inclusão social através da leitura. A próxima edição será de 8 a 11 de maio, nas dependências do Galpão Tradicionalista Tropeiro Velho, no Wilson.

Qualificação em casa

[3]

O presidente da Câmara Municipal, vereador Gilbert Gisler  e o vice-presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul-UVERGS, Adriano Dornelles, acertaram ontem a realização em Livramento,nos dias 29 e 30 de maio, do 10° Seminário Regional de Políticas Públicas. Adriano garantiu as presenças de renomados especialistas em gestão e legislação pública para palestrar e esclarecer dúvidas dos vereadores presentes. Segundo ele, mais de 50 legisladores representando os diversos municípios das regiões Fronteira Oeste e Campanha gaúcha deverão participar do evento. Os seminários de atualização têm sido realizados em diferentes regiões do Estado, facilitando aos vereadores uma constante atualização  em relação às formas de controle e, principalmente, de como fazer as coisas acontecerem, dentro de absoluta fundamentação legal.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=122832

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/04/bastidores_dagberto-em-rivera.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/04/bastidores.jpg

[3] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/04/bastidores_xepa-e-adriano.jpg

[4] Sábado e Domingo, 24 e 25 de Maio de 2014: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126975

[5] Sábado e Domingo, 17 e 18 de Maio de 2014: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125838

[6] Terça-feira, 13 de Maio de 2014: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124978

[7] Quarta-feira, 30 de Abril de 2014: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=123033

[8] Sexta-feira, 25 de Abril de 2014: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=122316

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.