Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Meio milhão para o camelódromo

Não foi com o homem, mas foi com alguém autorizado por ele. A audiência que os vereadores Germano Camacho e Carlos Nilo pretendiam ter com o governador Tarso Genro para encaminhar pleito da Associação dos Camelôs de Livramento, buscando acelerar a liberação de recursos para a construção de uma estrutura digna para a categoria, no novo espaço disponibilizado pela Prefeitura Municipal, no terreno ao lado do antigo cinema Internacional, acabou se realizando terça com o novo secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Pequena e Micro Empresa-Sesampe, João Luis Scopel. O resultado não foi menos relevante nem menos positivo do que se tivesse sido uma reunião com o próprio Governador. Acompanhados pelo vereador Germano Camacho, diretores da Associação trataram a adesão da entidade ao Programa Gaúcho de Microcrédito e receberam a garantia de mais R$ 500 mil para viabilizar a obra.

O presidente da Associação Santanense dos Camelôs, Marco Andreolli, saiu bastante otimista da reunião, junto com trabalhadores conhecidos daquele espaço, como os populares Badico e Sabiá. Os valores conseguidos serão financiados junto ao PGM com juros de menos de meio por cento ao mês. A liberação dos recursos, feita com celeridade, deve ser a melhor saída para a questão, pelo menos por enquanto. A reunião contou ainda com as participações do secretário municipal do Planejamento, Fabio Peres, representando o Prefeito, e o ex-secretário da Sesampe, Maurício Dziedricki, que foi quem iniciou o processo em apoio aos camelôs e foi convidado pelo vereador Germano Camacho.

Adesões

Ontem mesmo foi realizado o cadastramento dos camelôs que serão beneficiados individualmente com o microcrédito. Cada um vai arcar com sua parte no empréstimo e o valor total deverá ser usado para a construção das bancas. Os contratos assinados ontem em uma banca montada na praça Flores da Cunha deverão ser levados até terça-feira para Porto Alegre. A liberação da verba deve acontecer em até sete dias após os papéis estarem lá na Capital. Enquanto isso, a Associação de Camelôs discute com a Prefeitura a confecção das bancas em alvenaria.

Consulta popular

O período eleitoral e suas consequências na agenda político-administrativa: o processo de consulta popular para definição das prioridades votadas pela população para o Orçamento Estadual serão antecipadas neste ano. Em razão disso, também as assembleias municipais para eleição dos delegados à etapa regional serão realizadas antes do período normal. Em Livramento, será já no próximo dia 28. Vai ser uma correria para mobilizar a comunidade. Vale lembrar que cada 30 participantes na assembleia local garantem 1 delegado, e quanto mais delegados o município tiver na assembleia regional, mais chances terá de conseguir investimentos que beneficiem Livramento.

Vereadores e “ediles”

Paralelamente à reunião de Prefeitos e Intendentes que acontecerá emRivera, sob a coordenação do intendente Marne Osório, para debate e definição de políticas públicas conjuntas, visando o desenvolvimento harmônico dos municípios de fronteira do Brasil e do Uruguai, será realizado também um grande encontro de vereadores e “ediles” das regiões de fronteira. Promovido e organizado em conjunto pela Câmara de Vereadores de Livramento e pela Junta Departamental de Rivera, o 1° Encontro de Legisladores dos Municípios da Fronteira Brasil-Uruguai pretende colocar em discussão propostas de ações que venham a estimular e contribuir para a implantação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento conjunto da região. O encontro será realizado na Câmara de Vereadores, nos mesmos dias 28 e 29 de abril.

Definição das prioridades

Casualmente, será no mesmo dia 28, segunda-feira, a primeira assembleia de bairro do Orçamento Participativo de Livramento. A Prefeitura vai realizar quatro assembleias na zona urbana e três na zona rural, para ouvir das populações as demandas que querem ver priorizadas na atenção oficial. A primeira assembleia vai ouvir os moradores da região do Wilson, em reunião marcada para as dependências do galpão Tropeiro Velho.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.