Lares de idosos se preparam para o frio

Cerca de 90 idosos vivem nos asilos, além de agasalhos, precisam também de atenção e carinho

Enfermeira Vera Lúcia e Araci Gonçalves de 91 anos de idade no Lar Mário Motta

O lar da velhice Mário Motta e a Casa do Idoso Sebastião Peres estão preparados para o frio dos próximos meses. Em visita nas dependências da primeira entidade, a reportagem do Jornal A Plateia conheceu quase que os 60 senhores e senhoras que vivem na casa de repouso.

Estoque de roupas, agasalhos e cobertores. Doações chegam a cada mês

A enfermeira responsável pelo cuidado e tratamento dos idosos no Lar Mário Mora, Vera Lúcia Machado, comentou que a casa possui abrigos e cobertas suficientes para o frio. Na sala designada especialmente para acomodar as vestes do inverno, são estantes repletas de cobertas, colchas, lençóis de lã, além de casacos, mantas e moletons, todos bem lavados e conservados. No lar Sebastião Peres os cuidados são os mesmos e as doações chegam todos os meses.

A enfermeira Vera afirma que algumas das roupas são coletivas, o que também é comum no Lar Sebastião Peres, elas são partilhadas entre os moradores da casa e a cada uso, as roupas são lavadas e higienizadas, mas há também àquelas que são especiais, que pertencem a cada um de uso particular.

Vera Lúcia disse ainda que a rotina do asilo Mário Motta já se adaptou com a chegada do outono, todos os quartos têm os aquecedores ligados para que os idosos tomem o primeiro banho do dia bem aquecido. O café começa cedo e às 10h é servido um chá e outras refeições bem quentes como sopas e caldos, comenta a enfermeira, além das refeições tradicionais. A inclusão de pratos quentes nas refeições ajudam a superar o frio e aquecem o corpo, segundo Vera, os idosos gostam bastante.

Pela manhã, todos são convidados para um banho de sol, porém bem agasalhados. Vera afirma que com a terceira idade os cuidados com a saúde crescem e por isso se agasalhar bem é importante. “Uma gripe ou resfriado não são brincadeiras”, a equipe da casa de repouso Mário Motta aguarda inclusive o início da campanha de vacinação contra a gripe no próximo dia 22 de abril, quando todos serão imunizados, inclusive funcionários que trabalham nos dois lares mantidos pela SIAN.

Leoneide Lair no Lar Mário Motta, idosa perto de fazer 80 anos, se prepara para o frio e sorri para a vida. “Sorrir é bom para começar o dia, de qualquer jeito”

O dirigente da SIAN, Sociedade Internacional de Auxílio aos necessitados, Lauro Binsfeld, declarou que os dois asilos, Mário Motta e Sebastião Peres, estão preparados para o inverno e trabalham em ritmo de prevenção contra as doenças comuns do inverno. Lauro Binsfeld lembra ainda que as duas casas possuem um grande salão com lareira o que é primordial para os dias mais frios e capaz de reunir todos em volta do local. Na visão de Lauro, as estufas são a única preocupação por enquanto, pois algumas ainda precisam de manutenção.

Vera Lúcia, enfermeira do Lar Mário Motta, declara que embora o inverno ou o verão, a doença que mais afeta o grupo é a depressão, muitos vivem sozinhos e dificilmente recebem visitas, segundo Vera, com a mente fraca o corpo também fica debilitado e dificulta o tratamento de doenças inicialmente simples como resfriados. Os lares Sebastião Peres e Mário Motta estão preparados para o frio, mas a roupa e o cobertor não substituem o amor e o carinho que aqueceriam muito mais o coração.

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.