- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Trabalhadores ameaçam voltar à praça por atraso no pagamento

Posted By redacao On 12 de abril de 2014 @ 8:03 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

Santa Casa tem prazo até esta segunda-feira para colocar folha de março em dia

[1]

Silvio Madruga do Sindisaúde, na praça em frente a Santa Casa

Os trabalhadores do Hospital Santa Casa de Livramento ameaçam voltar à praça Oriovaldo Greceller nesta segunda-feira (14), a fim de protestar sobre os sucessivos atrasos dos pagamentos salariais, que conforme o Sindisaúde deveria sair até o 5º dia útil de cada mês como prevê a lei trabalhista. O sindicato destacou que no mês anterior os salários foram pagos no dia 20 de março e o descumprimento da promessa de regularização da data do pagamento para este mês acabou provocando uma indignação na equipe. “A administração da Santa Casa prometeu que após o mês de março iria regularizar o pagamento para o 5º dia útil, através de empréstimos com o Banrisul e os trabalhadores confiaram nesta promessa a qual não foi cumprida e até o momento, a folha não foi paga. Com isso a classe vem pagando juros sobre juros, mês após mês e isso não pode continuar assim, pois no ano os trabalhadores chegam a perder de um a dois salários, somente com os juros pagos pelos atrasos”, destacou o presidente do Sindisaúde, Silvio Madruga.

Na quarta-feira, uma faixa dizendo “Campanha Salarial 2013-2014 da Saúde-A categoria que também faz saúde, merece reconhecimento! Trabalhador, dignidade já!”, foi colocada em frente à Santa Casa e anunciava os indicativos de paralisação que acabaram se confirmando em Assembleia realizada no dia seguinte.

Os trabalhadores definiram que irão paralisar uma hora pela manhã e uma hora à tarde, a partir de segunda-feira, caso os salários não sejam pagos. “Subestimam a inteligência do trabalhador. Temos o pior salário do Rio Grande do Sul, para os técnicos em enfermagem, piso de R$ 1.100,00 que passou na AL, a Santa Casa acenou que não irá cumprir. A comunidade pode ficar tranquila que vamos manter o atendimento, mas precisamos nos mobilizar. Também estamos reivindicando o reajuste salarial para os técnicos de enfermagem, que por ventura também não sai na data base (1º de maio), vamos paralisar”, explicou Madruga. 

Diretor administrativo Adolfo Ferreira

[2]

Diretor Adolfo Ferreira

“A Santa Casa Recebe recursos da contratualização dia 15 ou 16 de cada mês. Este é o único dinheiro forte que nós recebemos para poder pagar os nossos funcionários- recebemos e no mesmo dia atualizamos a folha de pagamento. Por incrível que pareça, o Sindicato reivindica que o pagamento saia no dia 5. Sabemos das nossas obrigações, não precisamos do sindicato para nos ensinar o que a lei determina, sabemos perfeitamente, só que nos falta recursos. O Governo ao invés de nos pagar no dia 5 nos encaminha o dinheiro lá pelo dia 15. Outro dia, um deles fez uma referência, de que a Santa Casa deveria reunir recursos, mas como poupar recursos? A Prefeitura, por exemplo, nos deve o mês de fevereiro, o mês de março e daqui a pouco o mês de abril também e nada recebemos, apenas explicações. Então não temos recursos que sobre, infelizmente para atender, como pretendem estas pessoas, no dia 5. Sabemos que a classe trabalhadora realmente merece receber nesta data e gostaria de pagar nesta data, mas não deixamos de pagar até o dia 15, então este é um quadro que vem se desenrolando há dois anos, quando assumi como diretor administrativo e isso se repete a cada mês, não sendo um fato novo. Temos um calendário de recebimento de recursos e este calendário mostra indubitavelmente que o dinheiro vem lá pelo dia 15. Quanto os técnicos de enfermagem, isso para nós é uma novidade. Estamos tomando conhecimento deste fato e já recebemos uma recomendação escrita por parte da federação dos hospitais e alguns já estão pagando e com toda a certeza, nós não vamos furtar de cumprir com as nossas obrigações, portanto é inócua, desnecessária, absolutamente contraproducente paralisação contra um fato que nós reconhecemos. Para que paralisar, se já reconhecemos que temos que pagar.”

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=120632

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/04/p21_jf_sindisaude_madruga.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/04/p21_adolfo-ferreira_santa-casa.jpg

[3] Trabalhadores deflagram duas horas de mobilização em frente a Santa Casa: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=120962

[4] Trabalhadores da maçã pedem estrutura na praça Getúlio Vargas: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=109711

[5] Trabalhadores em praça pública: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=77274

[6] Executivo confirma dificuldades para pagamento do 13º dos aposentados : http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=63454

[7] Já começou o pagamento do PIS/Pasep : http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=47537

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.