Corpo de Bombeiros realiza evacuação da Escola Liberato

Também participaram da operação a Brigada Militar, SAMU, Movilcor, Secretaria de Trânsito e de Saúde

Na tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros realizou um exercício simulado de evacuação e socorro as vítimas na escola I.E.E Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha. A operação iniciou às 16h, quando a escola já estava tomada por fumaça (artificial). Em poucos minutos, as viaturas dos Bombeiros chegaram ao local, neste momento, a maioria dos alunos já tinham saído, sendo orientados por professores e funcionários, de forma adequada.

Corpo de Bombeiros e SAMU realizando o atendimento à “vítima”

Alguns funcionários e alunos realizam o papel de vítimas. Após a desocupação, se deu início a procura pelos supostos ‘feridos’. Entraram em ação os paramédicos do SAMU e Movilcor, que juntamente com a equipe dos Bombeiros realizaram os procedimentos de socorro e deslocamento às ambulâncias. Um cão também foi utilizado pelos policiais da Brigada Militar para realizar as ações de buscas no interior da escola.

Além de tratar de questões técnicas, o evento fez parte de um programa de treinamentos envolvendo pessoas da comunidade escolar. O exercício simulou o prédio ocupado, tomado por muita fumaça, na iminência de incêndio.

 

As equipes que participaram da operação

 

Tentente Martins

Em entrevista, o Tenente Martins, comandante da 1ª Sessão de Combate a Incêndios do 10º CRB, avaliou o evento com sucesso. Segundo ele é muito importante realizar ações simulados em conjunto com os diversos órgãos de segurança pública e prestação de socorro para que em uma eventual situação real, possa se ter o entrosamento necessário nesses tipos de ocorrências. O tenente ainda salienta que um dos pontos que se deve melhorar é em relação ao cão de buscas. “O cão que temos aqui ainda está em processo de treinamento, por esse motivo, ele demorou para encontrar a ‘vítima’”, finalizou.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.