Ataques de javalis continuam sendo geradores de prejuízos a criadores

Recente contato na Câmara de Vereadores determinou necessidade de ampliar o debate a respeito da urgência de medidas de controle e redução populacional

Gilbert Xepa Gisler, presidente da Câmara; Ronaldo Lemos, Aster Fernandes, Claudio Caldas e Carlos Nilo Pintos

Na última semana, um encontro entre produtores rurais e lideranças políticas na Câmara de Vereadores, registrou mais um encaminhamento no que se refere a necessidade da tomada de providências para reduzir a incidência de ataques de javalis à produção primária. De início, os prejuízos eram sentidos pelos criadores de ovinos – tendo havido, inclusive, ruralistas que desistiram da criação ovina em função dos ataques constantes às propriedades -, depois, como se trata de animal onívoro, ataques foram verificados a terneiros e animais deitados. Mais recentemente são constantes as narrativas de ataques as lavouras.

A reunião, realizada na Sala da Presidência da Câmara Livramento, deu início a tratativas sobre a invasão dos javalis nas propriedades rurais de Sant’Ana do Livramento, em ataques que causam sérios prejuízos. O presidente da Câmara, Gilbert Gisler e o vereador Carlos Nilo Pintos, presidente da Comissão de infraestrutura; receberam os produtores Ronaldo Lemos, Claudio Caldas e Aster Fernandes; que colocaram aos vereadores a situação caótica dos produtores diante dos ataques dos javalis que estão destruindo plantações, abatendo ovelhas e até bois.

Registro do que sobrou de um borrego atacado por javalis asselvajados em uma propriedade rural

Ficou acertada a realização de uma Audiência Pública, no dia 5 de maio, às 14 horas, na Câmara de Vereadores, para debater e concentrar força política na cobrança de uma solução urgente ao problema.“Não podemos ficar apenas no ato de discutir sobre o problema dos javalis, tem que ser tomada uma providência imediatamente”, declarou Carlos Nilo.

A proliferação dos animais na Campanha é uma ameaça. Essa espécie se desloca por quilômetros e o que auxilia na sua infestação é que eles não têm um predador natural. Um dos problemas que agravou essa situação foi a atual burocracia e limitações impostas pelo governo, principalmente para os produtores rurais que desejam possuir armas de fogo em suas propriedades. É praticamente impossível um produtor ter uma arma para defender a propriedade tanto de criminosos quanto de espécies que invadem as áreas rurais, destroem lavouras e matam animais, protestam os produtores rurais, principais atingidos pelo que se tornou uma praga.

Em termos de alternativas, por enquanto não parece haver Plano B. A expectativa inicial, entre outras sugestões, é de que com a implementação de um Clube de Tiro em Livramento – organizado por Ronaldo Lemos e Matheus Effel, seja possível aumentar o número de caçadores registrados com capacidade para a caça das varas de javalis no interior do município.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.