Apenas 5,3% dos telefonemas resultam em atendimentos

Estimativa aponta que cerca de 300 trotes são passados todos os meses ao atendimento à urgência (193)

Sargento Horcino, telefonista na sala de operações do Corpo de Bombeiros

Somente em atendimento as vítimas de acidentes no trânsito, o Corpo de Bombeiros realiza mais de 20 atendimentos ao mês. Incêndios e socorro às vítimas de acidentes são os principais serviços realizados pelos militares. Para receber os chamados para essas ocorrências existe a sala de operações, instalada dentro do esquadrão. É lá que chegam diariamente todas as ligações realizadas pela população para o 193. Segundo uma estimativa realizada pelo Corpo de Bombeiros, apenas 5,3% dos telefonemas que chegam nesta central resultam em atendimentos.

Trotes

As chamadas de falsa comunicação, comumente conhecidas como ‘trotes’, compõem 37% das ligações recebidas pelo 193. Segundo o Tenente Martins, comandante da 1ª sessão de prevenção a incêndios, existe uma grande quantidade de trotes e todos eles, contribuem para ocupar a linha exclusiva para emergências. “Em alguns casos, a mesma pessoa liga várias vezes, realizando uma falsa comunicação de ocorrência”, salienta o tenente. Ainda de acordo com Martins, sempre há a tentativa de verificar o número do telefone que realiza as ligações e identificar o indivíduo.

O Sargento Horcino, trabalhou 27 anos na corporação, se aposentou e após algum tempo, voltou a ser bombeiro. Há 6 anos, ele trabalha na sala de operações e é um dos militares que recebe os chamados de socorro. Segundo ele, são cerca de 300 recebidos por mês.

Tenente Martins, comandante de combate a incêndios

Tenente Martins ainda afirma que existem técnicas para saber se um chamado é real ou falso. De acordo com ele, os bombeiros verificam minuciosamente se o comunicante não entra em contradição, porém o Sargento Horcino conta que mesmo assim, em 33 anos de serviço, duas vezes caiu em trotes. Em uma delas, o sargento conta que recebeu uma ligação de um homem, indicando um incêndio. A viatura foi deslocada até o endereço informado, porém não havia ocorrência real.

193 e Urgências

Apesar da grande quantidade de trotes recebida diariamente pelo Corpo de Bombeiros, um índice maior e alarmante é o número de ligações para o 193 sem se tratar de urgência. São pedidos de informação e ligações para falar com servidores. Segundo Tenente Martins, isso atrapalha gravemente o atendimento as urgências. Para ligações que não se tratam de atendimento a ocorrências, existe o número telefônico (55) 3241-1399.

Martins ainda salienta que os pais devem realizar um trabalho de educação em casa, com o intuito de evitar que os filhos passem trotes. “O Corpo de Bombeiros realiza um trabalho nas escolas, mas é preciso o apoio dos pais”. Falsa comunicação de ocorrências é crime, previsto no Art. 340 do Código Penal: “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado”. A pena – detenção, vai de um a seis meses, ou multa.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.