O sonho compartilhado de MARCOS COSTA

Atleta viaja neste domingo para competir na Meia Maratona de Jerusalém, representando uma legião de seguidores que aderiram à campanha que custeou as despesas com viagem, hospedagem e alimentação do fundista

Marcos Costa realiza o sonho: a primeira prova internacional, no dia 21 em Jerusalém

Quanto vale o sonho? Para os obstinados ele não tem preço, pois todo o sacrifício é válido para realizá-lo. Este é o caso do jovem atleta de 27 anos, Marcos Rogério Costa Dias, que inicia neste domingo uma jornada rumo a mais um desafio na sua carreira de atleta amador. Ele sai de Livramento para percorrer 10.526 quilômetros até Jerusalém, capital de Israel, para participar da 4ª Meia Maratona Internacional, dividindo espaço pelas ruas da cidade histórica com atletas de 54 países. A prova de Marcos, porém, não começará na largada, mas sim começou em dezembro de 2013, quando ele passou a alimentar este sonho. “Estava sem competir, recuperando-me de uma anemia. Recuperado, decidi que iria disputar uma prova de nível internacional. Tentei a Maratona de Paris, mas desisti devido aos altos custos. Foi quando vi uma reportagem no programa Esporte Espetacular, da Globo, sobre a Maratona de Jerusalém. Não tive mais dúvidas”.

Após uma breve pesquisa pela internet, o atleta começou sua peregrinação para conseguir o custo da viagem até o país árabe e o valor da inscrição. “Fiz rifa, vaquinhas dos amigos e apoio de alguns patrocinadores”. A quantia, porém, ficou bem abaixo da necessidade, mas não afastou o atleta a sua meta. Marcos seguiu dividindo os treinamentos com a busca de apoio e foi capaz de alguns atos extremos para buscar mais apoio. A 10 dias da viagem, ele chegou a invadir o plenário da Câmara de Vereadores, durante uma sessão para buscar apoio dos membros da casa. Com o ato, o atleta deu uma reviravolta na campanha, e acabou atraindo todas as atenções para a sua causa. Através do programa Conversa de Fim de Tarde, da rádio RCC FM, o atleta viu uma legião de pessoas aderir à campanha de doações. Nos últimos quatro dias, pessoas das mais diversas classes da Fronteira e até da região fizeram doações para Marcos e a viagem foi oficialmente confirmada. O atleta começa a viagem neste domingo, quando embarca para Porto Alegre. Na segunda-feira, ele vai a São Paulo e depois para Roma, Itália.

A última escala será Itália/Jerusalém, local da prova. Serão cerca de 13 horas de viagem e a chegada está prevista para terça-feira. “Sou eternamente agradecido às pessoas que me ajudaram neste sonho, e prometo que vou correr por todos na Meia Maratona. Sem falar uma palavra em inglês ou hebraico, será um dos primeiros brasileiros a chegar ao local da prova e contará com o apoio de conterrâneos e até parentes de santanenses para se comunicar e se deslocar por Jerusalém.´

53 países e 30 mil atletas

Após o sucesso da 3ª Maratona Internacional de Jerusalém deste ano, onde mais de 20 mil corredores de 54 países participaram, a edição 2014 acontecerá no dia 21 de março. O Brasil já é o segundo colocado em número de inscritos. Os eventos da Maratona de Jerusalém incluem uma maratona completa, uma meia-maratona (21 km) e provas de 10 km e 4,2 km – que passam pela paisagem única de Jerusalém, rica em história, religião e cultura.

A Maratona de Jerusalém oferece aos corredores a chance de competir em torno de um cenário incomparável de beleza histórica, espiritual e cultural, diferente de qualquer outra maratona mundial. A topografia da cidade é um percurso desafiador, que vai testar até os mais experientes corredores. Ao mesmo tempo, o percurso leva o atleta por um caminho singular, através de 2000 anos da narrativa histórica, sobre as ruelas da antiga e sagrada cidade murada de Jerusalém e pelo centro moderno da cidade da capital de Israel. O trajeto inclui os locais mais conhecidos como a Cidade Velha, a Piscina do Sultão, Monte Sião, a Colônia Alemã, o boulevard de Jerusalém e o Monte das Oliveiras. Marcos vai competir na Meia Maratona.

“Cheguei a pensar que não conseguiria”

Juliani foi a primeira pessoa a fazer uma doação a Marcos

A Plateia: Como iniciou o projeto de disputar a prova em Jerusalém ?

Marcos Costa: Em outubro, após me curar uma anemia, comecei a pensar em competir uma prova importante. Comecei trabalhando para ir a Paris, correr no início de março deste ano. Em dezembro, porém, soube desta prova de Jerusalém, assistindo a um programa da Rede Globo, e após uma pesquisa mudei o foco. 

A Plateia: Você sempre teve ciência do custo da viagem ?

Marcos Costa: Não. No início, achava que precisaria de R$ 4. 000.00 para a viagem e inscrição, mas somente nas últimas semanas soube que o custo seria no mínimo o dobro disso.

 A Plateia: Você pensou em desistir?

Marcos: Confesso que sim, apesar do apoio Juliani Silveira, que foi a primeira a colaborar comigo, e meu colega Vinicius Magalhães, que me deu R$ 100.00. Mas o episódio da Câmara acabou sendo decisivo para eu conseguir atingir todas as pessoas que me ajudaram. 

A Plateia: Aquele episódio de usar o plenário foi planejado ?

Marcos Costa: Não. Fui deixar minha filha na creche e lembrei de falar com o vereador Danúbio. Ao procurá-lo, soube que ele estava no plenário. Como estavam todos juntos e eu estava desesperado por ver o tempo passar e as coisas não mudarem, tomei coragem e aproveitei que citaram meu nome e fiz o discurso improvisado. 

A Plateia: Esperava toda a repercussão em torno do assunto ?

Marcos: Não, e até este momento nem tinha noção que foi a partir dali que tudo mudou. Naquele mesmo dia, eu fui chamado para vir à rádio RCC FM, e o Kamal passou a me ajudar e tudo ganhou esta grande dimensão. 

A Plateia: Você já conseguiu arrecadar todas as doações ?

Marcos: Não, mas vou usar o sábado e domingo para fazê-lo, com a ajuda de colaboradores que se ofereceram para me ajudar. Sei que o que me ofereceram é mais do que eu imaginava e fico muito agradecido a todas as pessoas, que mal me conhecem e estão me ajudando neste sonho. 

A Plateia: Qual será o seu roteiro de viagem ?

Marcos: Saio de Livramento de ônibus, às 23h de domingo. Chego a Porto Alegre às 6h de segunda-feira e às 11h, embarco de avião para São Paulo, onde chego às 12h40. As 16h30, embarco para Roma, com previsão de chegada para as 7h de terça-feira. Às 11h, viajo de Roma para Jerusalém, onde a previsão de chegada é 15h (horário local). 

A Plateia: E a comunicação, como você pretende fazer ?

Marcos: Estou tentando resolver com alguém que possa me ajudar lá, pois não falo nada de inglês e muito menos hebraico, a língua local. Preciso me virar para conseguir chegar ao hotel que a agência reservou para mim. Mas vai ser mais um obstáculo que vou superar. 

Atleta começou a arrumar as malas para a viagem na noite de domingo

A Plateia: Você pretende treinar lá ?

Marcos: Terei dois dias para conhecer o percurso da prova e certamente vou treinar. Entre as cinco opções de hotel que a agência me deu, vou tentar conseguir um mais próximo possível do percurso da prova. Isso vai facilitar. 

A Plateia: A sua preparação aqui, em meio a tanta correria, como foi ?

Marcos: Deu para treinar, embora eu não durma há algumas noites. Corri minha última Meia Maratona em 2007, e fiz um bom tempo. Mesmo que minha especialidade seja provas curtas, vou fazer um bom trabalho lá. 

A Plateia: Você já pesquisou sobre o percurso da prova ?

Marcos: Sim, inclusive treinei aqui em percursos semelhantes, como a Rua Manuel Uribe, em Rivera, pois a prova lá terá muitos aclives e declives e vai exigir muito do atleta. 

A Plateia: Você parte para realizar um sonho. De quem você lembra nesse hora?

Marcos: De todos, da família, amigos e todos que me incentivaram a acreditar nesse sonho. Muitas pessoas nem me conhece e mesmo assim me ajudaram. Lavarei todos eles comigo para Jerusalém. Quero dizer às pessoas que acreditar no sonho é uma dádiva. Por mais obstáculos que surjam pelo caminho, acredite, pois você vai realizá-lo. 

Marcos Costa se mostra disposto a trazer mais um troféu da primeira prova internacional da carreira

 A Campanha

Depois do episódio da Câmara de Vereadores, a cruzada de Marcos na busca de apoio deu um salto gigantesco e ele virou o jogo. Na sexta-feira, a lista de colaboradores de Marcos era tão grande que ele tinha que fazer um esforço para lembrar de todos. “Certamente vou esquecer de alguns, mas todos estão no meu coração”, completou o atleta.

Relação
Barão Free Shop- Reebok
Romário Paz- Tchê Farmácias
Vidraçaria Carrossel
Clinica Cesar Fernandez
Sargento Doze
Associação dos Camelos
Onco Clinica
Agro soja
Posto Espigão Matriz
Colegas de trabalho
Pimpolho Modas
Dácio Salgueiro (Eletrosul)
Augusto Leonel Fernandez
Sergio Oliveira
Gil Fernandes
Calico Grisólia
Lavanderia Internacional
Grupo mais 1 Km
Vereador Danubio Barcelos
Veredora Carine Frassoni
Vereador Ivan Garcia
Vereador Hanney Cavalheiro
Vereador Jansem Nogueira
Fisioterapeuta Tenente Diogo
Juliani Silveira- Familia
Ana Zaira
Álvaro Arteche
Trans D´avila
Mari Trindade
Igreja Prebisteriana
Antonio e Kamal Badra
Consultado do Uruguai
em Livramento
Sineriz Free Shop
Ouro e Prata
Carafine Turismo
Vinicius Magalhães
Boutique Gatas
Nasser Zaidan
Imobiliaria Ricardo Perurena
Bloco Boka Loka
Padaria Art e Pão
Fábrica Lopes e Arnes
Escritório Rural Laçador
Jairo (Motorista da Ouro e prata)
Keila (gabinete vereador Carine)
Contabilidade Makro
Sargento Orcino Rosa
Carlos Alberto
Veterinária 4 patas
Adão Morel (Hotel Castelo)
Elton (Hotel Minuano)
Carlinhos Gez
Luciana Simões Pires
Paulinho Loreto
Pró Vita
Movilcor Rivera
Fernando (Taxi 23)
Ricardo Campos
Ricardo Fernandes
Oscar Pinhones
Pedro Osório
Sociedade Santanense Árabe Palestina
Dener Pedroso
Rafael Severo
Lavagem Tanque
Raed Shweiki

TÍTULOS CONQUISTADOS
- TERCEIRO LUGAR na final estadual do SESC, na prova de 1500 metros, realizada em Porto Alegre, em novembro de 2013.
- TERCEIRO LUGAR no GP Brasil de Atletismo, na prova de 1500 metros, realizada em Belém do Pará, em maio de 2013.
- CAMPEÃO ESTADUAL E RECORDISTA DO CIRCUITO SESC realizado em Porto Alegre, em dezembro de 2012.
- TERCEIRO LUGAR na corrida monumental e despedida do Olímpico realizada em Porto Alegre, em dezembro de 2012.
- VICE-CAMPEÃO no circuito corujão do esporte realizada pela Rede Globo, em Brasília-DF, em setembro de 2012.
- TERCEIRO LUGAR na corrida de Aniversario da Eletrobrás realizado no Rio de Janeiro, julho de 2012.
- TERCEIRO LUGAR no GP Brasil de Atletismo, na prova de 1500 metros, realizada em Belém do Pará, de maio de 2012.
- VICE-CAMPEÃO SUL-AMERICANO de 1500 metros, na prova de Atletismo em Montevidéu (Uruguai), maio de 2011.
- QUARTO LUGAR na prova de 1500 metros nos Jogos Mundiais Militares, Rio de Janeiro, em setembro de 2011.
- CAMPEÃO BRASILEIRO do CIRCUITO de CORRIDA de RUA com última etapa em Brasília, em 2008.
- TERCEIRO LUGAR na CORRIDA de RUA Trak in Field, realizada no Rio de Janeiro, em 2011.
- Devido ao número de medalhas é considerado o Atleta mais laureado das Olimpíadas da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
- Além de inúmeras vitórias com medalhas e troféus.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.