Governo entrega 18 veículos e uniformes especiais para reforçar fiscalização ambiental

 Além dos veículos, foram entregues novos uniformes para guarda-parques e técnicos ambientais

O governador Tarso Genro e o titular da Secretaria do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, entregaram, nesta quinta-feira (13), a servidores e agências regionais da Sema, veículos, uniformes especiais e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A entrega tem o objetivo de reforçar a rede de licenciamento e fiscalização ambiental no Estado.

Em cerimônia realizada em frente ao Palácio Piratini, foram repassados 18 veículos, entre caminhonetes 4×4, picapes e motocicletas. A iniciativa integra a renovação da frota da Sema, que no ano passado já havia adquirido 44 veículos, sendo que dez deles foram repassadas ao Comando Ambiental da Brigada Militar.

Além disso, foram apresentados os novos uniformes dos cerca de 60 guarda-parques e técnicos ambientais, que resguardam as 22 Unidades de Conservação do Estado. Os uniformes, de alta qualidade e específicos à atividade em campo, eram uma reivindicação antiga dos servidores.

Após conversar com os guardas-parques e entregar as chaves dos veículos, o governador Tarso Genro ressaltou a importância de garantir a melhor estrutura para que o quadro funcional possa exercer seu trabalho, prestando serviços cada vez melhores à população. “É o caso desses veículos, uniformes e equipamentos, o que também eleva a autoestima dos servidores”, disse Tarso.

O secretário Neio Lúcio Fraga Pereira lembrou que a renovação da frota da Sema faz parte de uma política de reestruturação dos órgãos ambientais, que durante anos foram desestruturados: “No caso dos veículos, adaptados para pisos acidentados, nossas equipes ganham mais mobilidade para cumprir suas funções, enquanto os uniformes e EPIs são fundamentais para servidores que atuam na conservação e, muitas vezes, enfrentam situações de perigo ou situações extremas como incêndios e confrontos com caçadores ilegais”. 

Os veículos foram entregues às Unidades de Conservação (UCs) Parque Estadual de Espigão Alto, Parque Estadual do Turvo, Reserva Biológica de Ibirapuitã, Reserva Biológica do Mato Grande, Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos e Horto Florestal do Litoral Norte, além das agências regionais do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) nos municípios de Santa Maria, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Bagé, Santa Rosa e Pelotas. Duas das unidades foram repassadas à Divisão de Licenciamento Florestal (DLF) e ao Cadastro Ambiental.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.