Programa Saúde na Escola-PSE

Equipe do PSE durante a imunização das alunas do Nepomuceno Brum

A Escola Municipal Nepomuceno Vieira Brum é a primeira escola dentro do Programa Saúde na Escola-PSE. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. O Programa, política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007, mas em Livramento em 2013. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

Conforme informações de Ivonir Rangel (coordenadora do PSE na 19ª CRE- Coordenadoria Regional de Educação), o PSE está sendo realizado em oito escolas de Sant’Ana do Livramento, sendo cinco da rede municipal e três da rede municipal de ensino. A equipe do PSE está formada também pelas profissionais Fernanda Pereira do Espírito Santo; Tatiana Radtke (coordenadora de imunizações) e Ana Emília (responsável pela Caderneta de Saúde na escola).

Principais dúvidas: 

A vacina protege totalmente?

Existem mais de 100 tipos de HPV. A vacina oferecida na rede pública é a quadrivalente, que protege contra quatro tipos (6, 11, 16 e 18), os mais comuns. Os tipos 6 e 11 provocam verrugas, enquanto o 16 e o 18 são responsáveis por 70 % dos casos de câncer de colo de útero.

A proteção dura quanto tempo?

Pelo menos dez anos, contando a partir da última dose. Acredita-se que essa cobertura possa ser maior.

A vacina é segura?

Sim. Em todo o mundo, já foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses dessa vacina. A Organização Mundial de Saúde (OMS) atesta sua segurança, mas ela pode provocar reações leves, como dor de cabeça, náusea e febre baixa.

Quem tem direito à vacina gratuita?

Este ano, passam a ter direito as meninas de 11 a 13 anos de idade. A partir de 2015, o governo promete ampliar a cobertura e incluir as garotas de 9 a 10 anos na campanha nacional.

Quantas doses serão dadas pelo governo?

Três doses. A segunda deve ser tomada seis meses depois da primeira. E a terceira, cinco anos depois da primeira.

Por que apenas meninas de 11 a 13 anos receberão a vacina de graça?

O governo escolheu essa faixa etária baseado em alguns critérios. Estudos mostram que a vacina é mais eficaz em quem ainda não iniciou a vida sexual. Imunizando essa parcela da população, a tendência é reduzir o número de pessoas infectadas nas próximas décadas. Assim, toda a população será beneficiada. Mas, mesmo que a adolescente já tenha vida sexual, ela deve ser vacinada.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.