10 de Outubro: Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Império da Zona Sul quer o título do Carnaval de 2012 para homenagear Cholo

Em 1980 inúmeras mulheres brasileiras reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em movimento nacional protestando contra o índice crescente de crimes contra mulheres em todo o país. Este evento exigia, além da implementação de políticas públicas e reformulação do Código Penal, dar visibilidade aos milhares de casos de ameaças, constrangimentos, espancamentos, estupros, assassinatos bárbaros esquecidos no anonimato da esfera doméstica, por serem cometidos, na sua grande maioria, por companheiros, parentes próximos e/ou conhecidos e, por isso, também não denunciados.

Foi neste dia que foi instituído o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, marcando um movimento nacional em protesto contra o índice crescente de crimes contra mulheres em todo o país.

Em Livramento 

Em Sant’Ana do Livramento, há o Centro de Referência da Mulher Professora Deise, criado em 21 de dezembro de 2007. O Centro está situado na rua dos Andradas, esquina Francisco Reverbél de Araújo Góes. Abrigado onde funcionou o antigo presídio regional da cidade, hoje o local é um espaço que tem a finalidade de acolher e atender de forma psicológica, jurídica, social e de orientação a mulher, quando em situação de violência. O local visa contribuir para o fortalecimento da mulher vítima de violência ou em situação de risco social, apoiando-a no resgate de sua cidadania.

O Centro de Referência da Mulher está composto de uma psicóloga, uma advogada, uma assistente social e uma equipe de administração para atender as demandas que já estão operando, entre 8h e 17h30min. No local, já operam a Coordenadoria Municipal da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

O telefone do Centro de Referência para maiores informações é 3968-1032.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.