Proibição de estacionamento em área pública gera debate

Utilizada por CFCs, área próxima à Estação Férrea causa polêmica entre condutores que são impedidos de estacionar no local

A utilização da Praça localizada em frente a antiga Estação Férrea de Sant’Ana do Livramento, por parte dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), vem gerando polêmica entre frequentadores da região, que alegam serem impedidos de estacionar na localidade.

Conhecida por ser uma região monótona no centro da cidade, a localidade vem sendo utilizada a vários anos pelos CFCs, que utilizam a área para abrigar treinamentos e provas de novos condutores. Porém, com a reforma que transformou a Estação Férrea em uma Estação Cultural e a reforma de prédios próximos, que estão abrigando novos empreendimentos, como uma Escola de Judô, o movimento de veículos no local aumentou, gerando reclamações de condutores que necessitam estacionar na praça e são impedidos pelos funcionários dos CFCs, segundo reclamações dos próprios condutores.Durante a semana, a RÁDIO RCC FM e o JORNAL A PLATEIA, recebeu uma série de reclamações de condutores que estavam sendo impedidos de estacionar na localidade.

Secretário de Trânsito Alencastro Feippe

Segundo o professor da Escola de Judô Kodokan, 3º Dan Airton Costa, com a mudança da escola para uma localidade próxima a Estação Férrea, o movimento de veículos aumentou consideravelmente, principalmente por parte de pais de alunos que levam os filhos para a prática do esporte, mas que acabam encontrando dificuldades de estacionamento:

“Esta localidade era tranquila, monótona, quase sem movimento, mas com a mudança da escola para este novo prédio, muitos pais e alunos começaram a aumentar o movimento, principalmente nos finais de tarde. Muitos destes pais, acabam encontrando dificuldade em estacionar próximo a escola, muitos inclusive, acabam queixando-se que são impedidos de estacionar pelos instrutores de trânsito que utilizam a área a bastante tempo”, confirma o professor, que espera que este entrave seja resolvido com diálogo aberto entre as partes, para que o problema seja resolvido e não haja problemas nem para os CFCs, nem para os frequentadores da localidade, evitando o conflito.

Para o professor, a mudança da academia para este novo local, está sendo de extrema importância, pois a área está sendo revitalizada, com a pintura do prédio que abriga a escola, tentando trazer um novo ar para a área que ficou muitos anos abandonada:

“Estamos tentando dar um UP de energia para esta região que ficou muito tempo parada. A reforma da estação férrea e de outros prédios próximos, como o nosso, está trazendo vida novamente, mas ainda precisamos de melhorias, principalmente na praça, que está em péssimo estado de conservação, com o mato tomando conta. Muitos pais reclamam disto também, pois não podem utilizar a área, que é belíssima, enquanto aguardam os filhos praticarem o judô. Esperamos que além do estacionamento, estas questões sejam resolvidas”, afirma Airton. Segundo o instrutor de trânsito do CFC Santanense, Flávio Fontoura, o espaço da Praça da Estação já vem sendo utilizado a aproximadamente 15 anos pelos CFCs, por se tratar de um local pouco movimento para o treinamento dos alunos: “Por ser um local pouco movimentado, a área é ideal, pois o instrutor e aluno podem ter mais tranquilidade para utilizar os veículos automotores. Aquela área foi escolhida, pelo fato de que adestrar uma pessoa na direção de veículo automotor exige muita calma e tranquilidade, uma certa interação entre aluno e instrutor. A área também é utilizada com a finalidade de evitar a ocorrência de acidentes de trânsito e para fazer com que o aluno possa se dedicar única e exclusivamente ao treinamento de simulação de estacionamento e domínio de veículo no trânsito.”

Quanto a proibição do estacionamento no local, Flávio observa que há placas que regulamenta o estacionamento na Praça: “Toda área tem já no início da praça uma placa que regulamenta o estacionamento, tendo uma informação complementar que destina somente a veículos de autoescolas. Partindo deste ponto de vista, o meio fio já é totalmente pintado em amarelo, ficando nítida a legislação, autorizando somente o estacionamento de veículos destinados ao treinamento”, pondera.
Segundo o instrutor, até o momento não havia sido feita nenhuma reclamação no CFC por utilizar a área.
Para o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Alencastro Feippe Martins, não existe a cedência de espaço público para a utilização da área por empresas privadas, nem autorização formal para a exclusividade do local: “Não existe cedência de espaço público para qualquer tipo de atividade privada ou até mesmo pública, se fosse este o caso. Havia uma autorização, ainda que não fosse forma, e que já vinha ocorrendo a alguns anos, para o uso do local pelos CFCs, mas não existe nada formal, definitivo, até por que nós não podemos privatizar o espaço público. Sem dúvida, neste governo não há nenhuma cedência específica para este fim”, afirma Alencastro.
Segundo o secretário, os CFCs serão chamados para o diálogo, procurando encontrar um ponto de equilíbrio, com o objetivo de regrar o espaço de maneira que todos possam utilizar a área: “Nós estaremos conversando com os CFCs que utilizam a área para provas e treinamentos. Teremos que acertar isto, sem impedir que ninguém deixe de trabalhar e que haja a utilização daquele espaço por qualquer entidade, sem privatizar o espaço público. Vamos entrar em um consenso. O objetivo é regrar o espaço de maneira que todos possam utilizar de uma forma equânime”.

Em conversas com as Secretarias de Turismo e Cultura, o secretário evidenciou a importância de regulamentar a área, pois hoje a Praça da Estação ganhou novos objetivos: “Conversamos com os secretários de Turismo e Cultura, os quais alegam legitimamente de que hoje a Praça da Estação, tem um outro objetivo. A área hoje está ativa, com atividades culturais e turísticas, e há a necessidade de que se tenha mais espaço, principalmente para as pessoas que vão participar de eventos no local e que querem conhecer a estação, já que é um ponto de atração turística da cidade. Com certeza isto muda o cenário daquilo que era a dois anos atrás, quando a estação estava totalmente abandonada. Iremos conversar e ajustar a situação”.
O secretário Alencastro Feippe também salienta que outra área utilizada pelas autoescolas, recebe autorizações eventualmente para este fim: “A área do Cerro do Marco, onde tem um estacionamento, eventualmente é solicitado uma autorização para uso, para que em determinado horário sejam feitas provas dos CFCs, estas solicitações recebemos, porém na área da Estação não”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.