Limpeza e manutenção em várias frentes

Equipamento e pessoal disponibilizado para a limpeza e manutenção ao redor do Batuva

Lago Batuva, Tamandaré e João Pessoa, entre outros locais, são alvos do esquadrão de operações da Secretaria de Serviços Urbanos

O dia amanhece. Nos teatros de operações previamente estabelecidos, operativos entram em ação num acirrado combate. São servidores públicos municipais lotados na Secretaria de Serviços Urbanos e apenados integrantes do programa estabelecido pela parceria entre a Prefeitura e a Susepe, em guerra contra a sujeira e a grama, em busca de embelezar ou, pelo menos, amenizar as condições, de logradouros públicos, deixando-os higienizados e com a grama aparada – pelo menos até a próxima chuva.

No comando dessas operações, a secretária Ana Cristina Aseff é quem pauta os locais de maiores necessidades, em conjunto com graduados da pasta, que recebem diariamente demandas intermináveis, através das reclamações dos santanenses. Como não é possível estar em todos os locais, a filosofia implementada pela Secretária é priorizar as determinações do prefeito Glauber Lima, seguindo-se as áreas em que há maior necessidade de ações efetivas, usando como estratégia, para isso, até mesmo a divisão das equipes de trabalho.

“Estivemos finalizando a limpeza do lago com a retirada das plantas aquáticas, começamos a pintura da taipa, fizemos roçadas no entorno das guaritas e conclusão da lajotagem da estátua da Iemanjá e pintura” – narrou Ana Aseff, considerando que também cabe à comunidade fazer sua parte, ajudando na conservação. Na prática, ela reforça que a limpeza da parte interna do Batuva iniciou no dia 27. “Retiramos com ganchos e retroescavadeira as plantas aquáticas que se juntam próximo às guaritas dos salva-vidas para o Duatlo dos Bombeiros – que será no dia 31. Estamos também colocando revestimentos nas paredes da base da imagem de Iemanjá, na beira do lago, para a Festa do dia 2 de fevereiro. São trabalhos realizados pelos servidores da SMSU. Atuamos também na limpeza do trevo da avenida Brasília e da pracinha localizada na frente do trevo no dia 29” – complementa.

Ações diversas

Ana Aseff também fez menção às várias ações realizadas neste mês. No dia 6, quando do início do convênio da Prefeitura com a Susepe, foi iniciada a limpeza da avenida Francisco Reverbel de Araújo Góes. “Retiramos mais de 20 caçambas de terra, pasto, após a capina de toda sua extensão. Essa equipe saiu por algumas horas para a Chácara da Prefeitura, onde há o lugar reservado para o depósito de ramas, galhos, podas e pastos, pois havia lixo doméstico entre as ramas; deixado por pessoas que vão lá e jogam qualquer coisa sem separar. Não devem ser colocados ali sacos, papel, caixotes, pneus e outros, mas as pessoas o fazem” – pondera.

Segundo a Secretária, o Cemitério Público também foi alvo, em paralelo com a avenida Francisco Reverbel até o antigo frigorífico Armour. “Ainda falta a caiação de toda essa extensão, em torno de 4 km de limpeza, capina e só falta a pintura dos meios-fios”- refere.

Ela também informa que uma equipe, à noite, fez a limpeza na Rua dos Andradas, na Rivadávia Corrêa e entorno do quadrante da Prefeitura. “Continuamos a limpeza nas travessas do centro, mas somente no turno da manhã. Com a chuva, as equipes realizaram manutenção, capina e roçada no pátio da SMSU e na parte da frente” – diz.

 Limpeza

Os apenados, conforme Ana Aseff, alternaram locais com a limpeza da Praça Argentina, pé do Cerro do Marco em direção ao fim da avenida Tamandaré pela João Pessoa, e agora vêm retornando pela Tamandaré em direção ao terminal de ônibus. Salienta que no Parque Internacional está sendo feita a capina pelos servidores da SMSU. “Retiramos os conveniados (apenados) no dia 28, da Tamandaré, para limpeza do Centro de Inclusão Digital em apoio à Secretaria de Educação, e também no dia 28 foi iniciada a limpeza com o trator-roçadeira na Praça do Jardim Europa” – salienta.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.