- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Nova onda de calor

Posted By redacao On 30 de janeiro de 2014 @ 9:33 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

Meteorologistas alertam para a elevação das temperaturas nos próximos dias

[1]

Segundo os metereologistas, a alta temperatura que abafou os santanenses durante o mês de janeiro deve voltar já em fevereiro

Os meteorologistas alertam que nos próximos dias, a segunda grande onda de calor de janeiro, que deve invadir fevereiro, ganhará muita força. O forte calor esperado deve favorecer a formação de nuvens à tarde, provocando pancadas de chuva isoladas e até temporais localizados em todo o Estado.

A meteorologista Estael Sias conta que nos próximos três dias a instabilidade permanecerá sobre Livramento, fenômeno esse que deve resultar no aquecimento das tardes, com as temperaturas variando entre os 28ºC e 30ºC. “Embora a sensação de abafamento fique intensa, a nebulosidade faz com que as temperaturas não subam tanto”, destacou. Segundo ela, já a partir do fim de semana, o tempo fica mais aberto em toda a região da Fronteira, e a temperatura fica ainda mais alta, podendo chegar a 35ºC. 

Onda de calor

Uma onda de calor corresponde a um período de alguns dias com temperaturas máximas superiores à média usual para a época. As ondas de calor têm um grande impacto na saúde humana, e contribuem também para a criação de condições propícias à propagação de incêndios florestais. As temperaturas máximas para as quais se considera existir uma onda de calor variam muito ao longo do globo terrestre. As situações de calor extremo afetam de forma diferente as populações de regiões temperadas, zona onde está localizada Livramento. A sensibilidade do corpo humano a temperaturas elevadas é maior para valores de humidade relativa mais altas. Se a humidade relativa do ar for muito elevada, o mecanismo de evaporação do suor é reduzido ou inibido, tornando a libertação de calor menos eficaz.

Como suportar a sensação de abafamento?

[2]Adriana Varella de Carvalho: “Para suportar o forte calor e a sensação de abafamento, eu vou ligar o ar condicionado, usar roupas leves, beber muita água. Também não possso deixar de ir ao clube tomar banho de piscina”

 

 

 

 

[3]Carmem Vanuza Fontes: “A única forma de aguentar mais uma onda de calor passando pela Fronteira vai ser ir para a piscina. Também é muito importante ter cuidado com a pele, usando adequadamente o protetor solar. Uma dica importante para manter o corpo bem hidratado, para aguentar o grande calor, é beber bastante água, todos os dias”.

 

 

.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=111247

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/P14_CALOR.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/P14_AdrianaVarella.jpg

[3] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/P14_CARMEM.jpg

[4] Maior calor dos últimos 71 anos: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=112392

[5] Chuva chega à fronteira: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=110617

[6] Temperatura deve cair nos próximos dias: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=110322

[7] CALORÃO: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=108045

[8] Santanenses buscam se refrescar com a Fronteira a 40°C: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=106816

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.