Um passeio pela Ferradura dos Vinhedos

Visitamos duas importantes vinícolas situadas na nova Rota Do Vinho. Conheça todo o potencial turístico presente nelas

Em plenas férias, milhares de turistas passam pela Fronteira. Entre as opções de diversão e lazer disponíveis nas cidades de Livramento e Rivera a eles, está a rota do vinho da Ferradura dos Vinhedos, onde estão localizadas diversas vinícolas, entre elas a Almadén e a Cordilheira de Sant’Ana.

Almadén

A Almadén, presente em nossa cidade desde 1976, encontra-se na sequência da Ferradura, e conta com 1.200 hectares de terras, onde possui, hoje, o maior parreiral contínuo da América Latina, com 585 hectares de viníferas. Os vinhedos são formados por 23 castas de uvas, originárias da França, Alemanha, Itália, entre outras. A vinícola possui capacidade de produção de cerca de 6 milhões de litros de vinhos finos, de vinhedos próprios. A Almadén dispõe de uma estrutura projetada para receber e atender visitantes gratuitamente, durante toda a semana, de domingo a domingo, das 9h às 18h. Para chegar até o local, indo pela BR 158, segue-se 15KM, do centro da cidade, até chegar à Estrada Municipal Livramento (Passo da Cruz). Após, segue-se mais 5 Km até a Almadén.

Os visitantes que vão até a vitivinícola podem desfrutar de uma grandiosa estrutura e conhecer todo o processo de produção do vinho, desde o plantio e colheita nos vinhedos, passando pelo recebimento da uva, elaboração e fermentação e as salas de degustação. A Almadén, em suas instalações, possui um conceituado restaurante que é disponibilizado para encontros e almoços de, no mínimo 15 pessoas, mediante reservas prévias. Entre as bebidas disponíveis para a degustação, estão os vinhos brancos, tintos, suaves, espumantes e frisantes, inclusive modelos elaborados em parceria com o cantor Daniel. Existe também uma loja, onde são vendidos os diversos produtos da Miolo Wine Group, detentora da marca. Ao todo, são mais de 90 tipos de bebidas, sendo que as da linha Almadén são comercializadas no local com valor abaixo do mercado. 

Cordilheira de Sant’Ana

A Vitivinícola Cordilheira de Sant’Ana é uma adega regional de Vinhos Finos, que produz bebidas com uvas do próprio vinhedo, elaborando-os no próprio local de produção da fruta. O local também possui espaços para o recebimento de turistas e visitantes, contando com uma ótima estrutura e uma incrível vista para o cerro de Palomas, situado atrás da sede da Vitivinícola. As visitas não necessitam de agendamento prévio e podem ser feitas diariamente, das 9h às 18h. Quem for visitar a Cordilheira de Sant’Ana irá conhecer todo o processo, desde a colheita, até o engarrafamento do vinho. Caso haja um agendamento da visita, pode ser preparada uma tábua de frios para acompanhar a degustação dos vinhos. Também é disponibilizada uma loja onde são comercializados os produtos da marca, com mais de 10 tipos de bebidas, entre vinhos tintos e brancos, vendidos com valor abaixo do mercado. No mesmo local, estão dispostos os artigos de artesanato elaborados na Vila Palomas.

Vinhos e seus acompanhantes

Comprar vinho é fácil, cozinhar um delicioso jantar é possível, mas combinar a garrafa indicada com o prato preparado nem sempre é uma tarefa simples.

Vinhos recomendados para saladas 

As saladas são, geralmente, um prato muito versátil, podemos encontrar combinações leves de verduras com um pouco de azeite e misturas complexas de frutas, legumes e carne. Para saber que vinho servir com sua salada favorita, primeiro descubra qual sabor predomina. Se você usar um molho de frutas vermelhas, um vinho rosé sem muita acidez é o ideal. Uma salada com fatias de maçã ou abacaxi pode funcionar com um vinho branco frutado. A chave é distinguir o que torna sua salada especial e encontrar o vinho que melhor destaque essa característica.

Vinho e grelhados

Cada carne é um mundo e deve-se levar em conta o molho ou guarnição que a acompanha para definir a melhor opção. Se a massa está muito presente em seu prato, um vinho tinto com grande presença de taninos (de sabor forte) é o ideal, pois as proteínas da carne são equilibradas com os taninos do vinho. Se o molho que acompanha o assado é de ameixas ou frutas vermelhas, é importante que você encontre um vinho que contenha estas notas, para realçar o sabor da carne. A regra acima se aplica a qualquer molho que acompanhe o prato.

Massas
A massa é um alimento muito comum. A recomendação é simples: escolha o vinho que acompanha a massa de acordo com as regras ao lado, segundo a quantidade de molhos, ingredientes e condimentos que podem acompanhar o prato.

Peixes e frutos do mar
Para peixes e frutos do mar defumados é recomendado um aromático vinho branco. Quando eles forem preparados na grelha, é melhor um vinho branco ligeiramente seco ou um vinho tinto jovem. Para os pratos acompanhados de molhos pesados, é indicado um vinho branco seco encorpado. Algumas pessoas gostam de acompanhar mariscos frescos com espumantes, como o brut nature ou extra brut. Note-se que há muitas maneiras de preparar peixes e frutos do mar, assim que esta é uma questão de gosto.

Sobremesas
Não há maneira melhor de terminar uma refeição do que com uma boa sobremesa, e melhor ainda se ela for acompanhada do vinho certo. A esta altura, você já pode deduzir que dependendo dos ingredientes da sobremesa, pode-se determinar o vinho. Assim, um bolo de chocolate ou um coquetel de frutas não são a mesma coisa. Um vinho espumante doce é bom na maioria das vezes, mas pode ser mais saboroso combinar sobremesas de chocolate ou café com vinhos tintos maduros de aromas similares e sobremesas de frutas com vinho doce branco ou de colheita tardia.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.