Livramento ainda não terá leitura biométrica no pleito

Quem ainda não tem título de eleitor já pode fazer encaminhamento

Celia Luisa Arteche, chefe do cartório Eleitoral

O Cartório Eleitoral de Livramento confirmou que o município ainda não vai dispor do sistema de leitura biométrica. Portanto, não há necessidade de que os cidadãos santanenses – os quais estão buscando contato diariamente com a justiça eleitoral – precisem realizar recadastramento ou agendamento biométrico. A confirmação partiu da chefe do cartório eleitoral de Livramento, Célia Luisa Arteche Escosteguy, salientado que no momento em que a biometria seja adotada, todos os eleitores serão previamente informados para que realizem os procedimentos necessários.

Célia também ressalta que os santanenses não se preocupem em função da eleição deste ano, quando a identificação biométrica recém está sendo implantada efetivamente em algumas capitais e cidades com determinado número de habitantes. “Sant’Ana do Livramento não está na relação dos municípios previstos para implantação do sistema biométrico de identificação do eleitor nesta eleição” – sintetiza Célia.

É preciso observar, conforme a chefe do Cartório Eleitoral de Livramento, que o sistema está regulamentado pela Resolução – TSE nº 23.335/2011, mas o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o País.

O cadastramento biométrico está sendo feito desde 2010, para que eleitores possam ser identificados pelas digitais na hora de votar. Dessa maneira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera realizar de maneira mais segura o processo eleitoral, já que confirma com mais precisão a identidade dos eleitores.

No país inteiro, para a eleição de 2014, 374 cidades em todo o brasil contarão com a biometria.

Nas eleições de 2012, cerca de 7,7 milhões de eleitores, em 299 municípios de 24 estados, já votaram biometricamente. E em 2013, a Justiça Eleitoral iniciou a terceira etapa para a identificação biométrica, com foco nas eleições de 2014. Até agora, há cerca de 13,5 milhões de eleitores já recadastrados em todo o País.

A expectativa é que, para 2014, cerca de 22 milhões de eleitores já estejam com suas digitais nos bancos de dados da Justiça Eleitoral, e que em 2018 todos os eleitores brasileiros já usem da biometria para votar.

Prazo

Começou a contar o prazo para o pedido de emissão do título ou transferência de domicílio. O Cartório Eleitoral de Livramento já disponibiliza as duas possibilidades, permanecendo à disposição da comunidade nesse sentido.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.