- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Solução jorra na Tabatinga

Posted By redacao On 10 de janeiro de 2014 @ 8:37 In Manchete-Destaque,Política | No Comments

Ontem, ao fim da tarde, o poço na Tabatinga, que aguardava rede, já começou a jorrar e deve ser ligado à rede do DAE, passando a abastecer a região em 1 a 2 semanas

[1]

O prefeito em exercício, Edu Olivera, comemorava, ontem, ao fim da tarde, a conclusão da primeira etapa de operacionalização do poço perfurado em junho de 2013, através de uma parceria com a Secretaria de Habitação e Saneamento (Sehabs) do governo gaúcho. Ele foi até a região da Vila Alexandrina, na Tabatinga, com a finalidade de verificar o momento em que o novo poço – que será integrado à rede hídrica do Departamento de Água e Esgotos (DAE) nos próximos dias – fazer seu primeiro jorro, tão logo acionada a bomba.

Mais tarde, o diretor operacional da autarquia, Janio Chipollino, fez um agradecimento especial à equipe operacional, pela celeridade com que atuou, e também, de forma especial, à equipe de operações da AES Sul e sua terceirizada, em função da agilidade com que foi tratada a ligação do poço.

Tão alegre quanto o prefeito em exercício, o supervisor de captação do DAE, Adão Belasgama, e Sérgio Bastos, também servidor da autarquia, comemoravam o fato de estar sendo encaminhada a solução para um problema grave. “Desde vários anos, a comunidade da Tabatinga sofre com falta de pressão e pouca água na torneira em algumas áreas mais altas. Isso ocorria em função de que para abastecimento daquela região, vinha água do Armour, percorrendo 3 quilômetros. Agora, com esse poço, vamos solucionar dois problemas: o abastecimento vai melhorar na Tabatinga e não precisaremos utilizar a água do Armour” – disse o prefeito em exercício.

De acordo com Edu Olivera, esse poço aguardava apenas a rede elétrica, que já foi feita, assim como também, com investimento do DAE, foi edificada a caixa de inspeção e o local de comandos, bem como a instalação da bomba. “A partir de agora, é fazer a ligação da rede hídrica e acreditamos que daqui a poucas semanas, já será possível utilizar essa água. Antes, claro, serão realizados exames laboratoriais, para verificação da qualidade, bem como também será desenvolvido o tratamento químico adequado. Já estamos enviando amostras da água para os exames laboratoriais necessários, e pelo que se pode perceber, leigamente, há poucos resíduos na água, o que permite supor tratar-se de água de qualidade. Tão logo tenhamos autorização dos nossos químicos, vamos realizar a ligação na rede e habilitar o poço a fornecer água para o sistema” – manifestou Edu Olivera. 

Vazão 

O prefeito em exercício, após conversa com os servidores do DAE e o diretor operacional, confirmou que o novo poço tem uma estimativa de captação em torno de 40 mil litros de água por hora. “Claro, precisamos realizar testes para confirmar essa vazão, mas preliminarmente, foi possível, segundo os técnicos da autarquia, deduzir uma vazão nesse nível. Até poderá fornecer mais volume de água, mas, vamos ver” – disse Edu, salientando que espera a compreensão dos moradores em relação à permanência de água jorrando do poço. “Espero que as pessoas compreendam que não se trata de desperdício de água, mas de uma ação técnica necessária para que o poço possa ser inserido nas conexões da rede, com qualidade e segurança” – disse Edu Olivera. “É necessário que ele trabalhe durante determinado período, jorrando, para que saiam quaisquer impurezas, como a própria areia, antes da conexão à rede” – explicou o diretor operacional da autarquia.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=108435

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/polit_poco_operando_tabatinga_09012014_JP.jpg

[2] Novo poço do DAE no sistema Alexandrina entra em operação: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=110541

[3] Poço do Wilson inicia operação para acabar com a falta de água na região: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=61714

[4] Dois novos poços do Dae devem estar operantes em até dez dias: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=29171

[5] Poço da Kennedy entra em funcionamento a partir desta quinta-feira: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=112658

[6] Inicia a perfuração de poço artesiano na Vila Kennedy: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=109289

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.