Cursos de primeiros socorros capacitam quase 70 pessoas em Livramento

Através da iniciativa do Corpo de Bombeiros, militares do Exército, professores e atendentes de creche ficaram aptos para uma emergência

Solenidade de entrega de certificados ocorreu no quartel do 7º RCMec

Foi realizado, ontem, 8, em Livramento, o ato de entrega de certificados de conclusão de cursos de Operadores de Primeiros Socorros, através de uma iniciativa do Corpo de Bombeiros, no sentido de disseminar a prevenção à comunidade em geral, especialmente profissionais envolvidos com crianças e que desempenhem funções de risco.

A solenidade ocorreu no 7º RCMec-Regimento de Cavalaria Mecanizado, e contou com as presenças de integrantes da Secretaria Municipal de Educação, assim como do secretário Mário Santanna; da Creche Santa Elvira e diretoras Ana Maria Oliveira e Gladis Shimidt; comandante do 7º RCMec, tenente-coronel Rizzo Ribeiro; inspetor-chefe da 11ª DRPRF, Valmir de Souza do Espírito Santo; do tenente-coronel Juarez Júnior; comandante do 10º CRB-Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel e comandante da 1ª Secção de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros-SCI, tenente José Martins Rodrigues e do instrutor Luiz Lorenzo Dachi, além de convidados.

Foram capacitados 18 funcionários da Creche Santa Elvira, 26 funcionários da Secretaria Municipal de Educação e 24 militares do 7º RCMec e 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea, dentro das ações de prevenção que está sendo desenvolvida pelo Comando Regional de Bombeiros, voltadas para a proteção do público escolar infantil.

Conforme informações dos Bombeiros, os cursos são resultado de uma ação em conjunto com Luiz Dachi, que também é instrutor de primeiros socorros da Cruz Vermelha Internacional.

Tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, comandante do 10º CRB- Comando Regional de Bombeiros
“O professor Luiz Lorenzo Dachi foi apresentado para o comando e aproveitamos, junto com o tenente Martins, a organizar esta questão de disseminar em cursos para as entidades e comunidade, de forma que possamos aumentar este tipo de conhecimento dos primeiros socorros, que vem auxiliar também o trabalho do Corpo de Bombeiros. Sempre frisamos o exemplo dos treinamentos dos bombeiros mirins, onde muitas crianças já se depararam com situações reais e adotaram as providências corretas. Claro que dentro daquilo que é possível, ou seja, tomando os primeiros passos até que a equipe resgate esteja no local. Isso é muito bom, é um trabalho que vem sendo realizado constantemente e sistemicamente, de forma que possamos passar para o maior número possível da comunidade. A partir de agora, vamos planejar, para março deste ano, um curso integrado com o Exército Brasileiro, como já vem sendo feito”.

Tenente Martins, comandante da 1ª Secção de Combate a Incêndio do 10º CRB
“Isso tem uma importância muito grande, porque em alguns atendimentos de primeiros socorros as pessoas não podem esperar a chegada do atendimento especializado, elas têm que imediatamente tomar os procedimentos necessários, como por exemplo, um caso de asfixia: a pessoa não pode esperar a chegada do atendimento especializado, ela tem que atuar e tem que ter este conhecimento. Nós procuramos trabalhar juntamente com a Creche Santa Elvira, que atende crianças, e juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, principalmente voltado para as escolas de educação infantil, porque muitas vezes acontecem acidentes nas escolas e os professores não possuem este conhecimento para prestar o primeiro atendimento. Este tipo de treinamento é bastante importante para eles e interessante, porque vai possibilitar, em um caso de emergência, que eles tenham algum conhecimento para salvar a criança. Pretendemos fazer este trabalho com a 19ª CRE-Coordenadoria Regional de Educação, e juntamente ao Exército. Surgiu esta proposta porque eles participam de muitas atividades de instrução e ocorrem acidentes. Embora eles tenham médico e pessoal treinado em atendimento de enfermagem, quanto mais pessoas estiverem capacitadas maior será a situação de segurança para todo o grupo”.

Tenente-coronel Rizzo Ribeiro, comandante do 7º RCMec e Guarnição Federal de Livramento

 

“Fomos premiados com este curso, dentro de uma iniciativa do Corpo de Bombeiros e do professor Luiz Lorenzo Dachi, o qual tem, inclusive, uma experiência junto à Cruz Vermelha Internacional, e que nos brindou com este curso, o qual possui uma demanda natural dos militares. Faz parte do nosso adestramento e sempre que tivermos oportunidade de trabalhar com pessoas especializadas, não abriremos mão desta ideia. O curso foi muito proveitoso, conseguimos qualificar uma turma grande de militares do Regimento e da 2ª Bateria de Artilharia, e acredito que o resultado não poderia ter sido outro. Estes projetos são de interesse do regimento, e sempre que houver uma oferta de cursos do interesse na área militar, somos candidatos a participar, sim”.

 

INSTRUTOR

Os cursos de operadores de Primeiros Socorros foram ministrados pelo instrutor Luiz Lorenzo Dachi, que pertence a uma equipe regional de intervenção e resposta a desastres. Uruguaio com nacionalidade também brasileira, Dachi ministra, desde 1994, este tipo de curso de Primeiros Socorros. Ele estudou medicina, sem concluir o curso, e acabou se formando como socorrista no Uruguai, com especialização na Itália.

 

Entrevista

A Plateia: Quanto tempo de duração têm os cursos?
Dachi: O curso teve duração de 40 horas, de operador de primeiros socorros.

A Plateia: Que tipo de capacitação é realizada com este tipo de público?
Dachi: São manobras de suporte vital básico. Por exemplo, tudo que tem haver com a esfera cardiovascular, ou seja, como atender uma parada cardíaca, respiratória, hemorragias, queimaduras, descompensações súbitas, como imobilizar um ferido, como colocá-lo em um meio de transporte. São coisas relativamente simples, mas que fazem uma grande diferença no saber ou não saber. Isso determina muito na hora de salvar uma vida ou determinar a qualidade da vida, após um acidente.

A Plateia: Qual é o púbico-alvo para este tipo de treinamento?
Dachi: O curso é básico, qualquer pessoa pode fazer, e tem como público-alvo a comunidade em geral. Durante o aprendizado, as pessoas são capacitadas para prestar um atendimento inicial até a chegada da atenção mais avançada, mas com ações que proporcionarão que o socorrista possa resguardar a vida desta vítima. Com isso, poderemos evitar as sequelas que comprometem o paciente depois do socorro.

A Plateia: O senhor acredita que os órgãos e empresas estão mais conscientes no sentido de prevenção?
Dachi: Acredito que sim, mas existe muito mais investimento ainda nesta área, da importância dos primeiros socorros para a comunidade em geral. Eu estou convencido de que os Primeiros Socorros deveriam estar inseridos no currículo das escolas, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, claro que respeitando o entendimento por idade. Procuro sempre brigar com as autoridades competentes, para que os primeiros socorros se tornem matéria nas escolas. Em muitos casos, uma criança com informações pode até mesmo orientar um adulto.

A Plateia: Muitas pessoas perdem a vida, com a falta de um atendimento adequado imediato?
Dachi: Perdem-se muitas vidas e as vidas que se salvam acabam perdendo muita qualidade de vida, em razão das sequelas que ficam pela falta de um atendimento correto. Muitas vezes, o acidente é por alguma descompensação súbita, a qual não é reconhecida e não recebe aquele atendimento inicial que poderia ser aplicado nos primeiros socorros. Se uma pessoa faz uma parada cardiorrespiratória e não recebe uma atenção básica correta, depois pode chegar até a melhor ambulância com melhor equipamento e os melhores profissionais, os quais até poderão salvar a vida deste paciente, mas não vão poder preservar a qualidade de vida dele.
E esse curso capacitou estas pessoas para reconhecer e para dar esta atenção básica.

Ana Maria Oliveira e Gladis Shhmidt, integrantes da diretoria da Creche Santa Elvira

“Todos os cursos, especialmente para professores, representam crescimento profissional. Conhecimento nunca é demais e faz parte do cotidiano de quem lida com crianças. Fui convidada, através do comandante Burgel, ele que sempre tem dado uma atenção especial para a Creche Santa Elvira. Inclusive, este foi o primeiro curso desta natureza ministrado para a escola, com um nível muito bom”, destacou Ana Maria.

 

Mario Santanna, secretário municipal de Educação

“É de fundamental importância que a gente qualifique os nossos profissionais nos primeiros socorros, e além desta qualificação, estas pessoas acabam sendo disseminadores deste conhecimento. Então, é um efeito em cascata muito importante a toda a nossa comunidade educativa. Nesta gestão, é a primeira qualificação na área de primeiros socorros.”

 

.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.