O trabalho que liberta

Reeducandos começaram, ontem, a trabalhar, após ato formal e de acolhida, realizado na frente da prefeitura municipal, com a presença de autoridades locais

A manhã da segunda-feira, 6, marcou o início das atividades de trabalho de apenados em prol da municipalidade, por intermédio de convênio celebrado entre o Município e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). São 15 reeducandos, que atuarão a comando de dois coordenadores da Secretaria de Serviços Urbanos.

Trabalhadores ouvem as palavras do diretor Jorge Rodrigues, acompanhado do prefeito em exercício, Edu Olivera

O prefeito em exercício, Edu Olivera, enfatizou tratar-se de uma iniciativa diferenciada. Segundo ele, é um projeto que vem sendo trabalhado pela administração há pelo menos 10 meses, buscando tratativas com a Secretaria de Segurança do RS, com o Conselho da Comunidade, para colocar uma equipe de reforço para limpeza, capina das vias públicas e pinturas de meio-fio (caiação). “Vão nos ajudar a embelezar a cidade, mantê-la limpa e bem cuidada. Também há um enfoque social muito interessante, pois esses homens recebem uma oportunidade de emprego na sua condição de reeducandos, uma vez que estão cumprindo penas para acertar suas contas com o Estado e passam por um processo, inclusive, de remissão: à medida em que trabalham nessa atividade, eles terão diminuição na pena, receberão uma fração de salário que vai lhes ajudar na manutenção de suas famílias e, principalmente, vão aproveitar essa oportunidade, colaborando com a comunidade e sendo vistos pela sociedade como homens que estão buscando voltar ao convívio social, para que sejam reintegrados plenamente” – ressaltou Olivera.

Prefeito em exercício, Edu Olivera; vice-presidente da Câmara, Jansen Nogueira; secretária Ana Cristina Aseff; Jorge Figueira Rodrigues, diretor da Penitenciária; e Jussara Fuentes, presidente do Conselho da Comunidade, ontem pela manhã

O prefeito em exercício afirma que o projeto vai cumprir uma função social importante, gerando benefícios para a cidade, com o reforço na equipe de limpeza pública, oferecendo uma nova oportunidade de vida. “Aliás, essa chance de ressocialização talvez seja o aspecto mais importante do projeto” – ponderou.

Os apenados começaram a trabalhar ontem mesmo, pela manhã. Após o ato solene, foram para a praça Capitão Olavo Alves (mais conhecida como pracinha do trevo da Brigada), que dá acesso à Avenida Francisco Reverbel de Araújo Góes pela Avenida Daltro Filho.

O grupo de 15 trabalhadores percorreu a Francisco Reverbel até a entrada para a Vila Rui Ramos, atuando com celeridade na capina e roçada.

A secretária Ana Aseff, titular dos Serviços Urbanos, ontem à tarde, disse que o trabalho foi satisfatório. “Esperamos que o grupo se mantenha assim. Eles estão sendo monitorados e também receberão palestras sobre noções de segurança no trabalho, entre outras informações para melhorar a cada dia sua atuação” – disse ela.

Secretária faz primeira avaliação: é positiva

A secretária Ana Aseff, titular dos Serviços Urbanos, deu as primeiras orientações aos novos trabalhadores, ontem. Logo após a solenidade, o grupo, composto de 15 homens, já deslocou para a primeira tarefa. Ao fim dela, a Secretária considerou muito positivo o rendimento no desempenho da atividade.

Ana Aseff está providenciando dois outros elementos: os almoços para os 15 novos operários e vales-transportes. “Vamos combinar sempre no dia anterior, ou eles se apresentam no local ou na Secretaria, diariamente” – informou ela. Cafu e França serão os coordenadores diretos.

Segundo Ana, o trabalho foi efetuado em um ritmo constante e de qualidade. “Iniciamos pela Avenida Francisco Reverbel de Araújo Goes, no trajeto entre o trevo da Brigada Militar, no sentido do Armour. Foi feita capina e roçada, com varrição na pracinha do trevo da Brigada, seguimos pela Francisco Reverbel com capina, retirada de terra acumulada e varrição, para após ser pintado os meios-fios. Hoje (ontem), rendeu umas 05 quadras com equipe formada pelos conveniados e os servidores desta Secretaria. Amanhã (hoje), continuaremos dando sequência aos trabalhos nessa via” – disse ela.

“Demos preferências a avenidas mais tranquilas de se trabalhar em grupo, evitando, com isso, o fechamento de ruas causando transtorno ao nosso povo” – considerou a secretária.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.