- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Apenados fogem da Penitenciária Estadual de Livramento

Posted By redacao On 4 de janeiro de 2014 @ 9:54 In Manchete-Destaque,Polícia | No Comments

Presos serraram uma grade e usaram uma escada artesanal para transpor o muro da área prisional

[1]

[2]

Uma escada com restos de madeira, cordas e fiação elétrica foi utilizada para transpor o muro;

Os órgãos de segurança foram colocados em alerta, em toda a região e Estado, neste fim de semana, tendo em vista a fuga de dois apenados da Penitenciária Estadual de Segurança Média de Livramento, localizada na Vila Real e às margens da BR-293.

A fuga ocorreu por volta das 5h de sexta-feira, 3, e os apenados pularam o muro, em uma parte que fica ao lado de uma das guaritas da Brigada Militar, que realiza a segurança externa do presídio. A reportagem tentou contato com o comandante do 2ºRPMon-Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, mas o expediente no quartel foi pela parte da manhã, e não havia ninguém autorizado a falar a respeito do assunto naquele momento.

 

 

[3]

Os presos passaram ao lado de uma guarita da BM, onde deveria haver um policial;

Já o diretor administrativo da Penitenciária de Livramento, Jorge Figueira Rodrigues, disse que não tinha conhecimento se havia guarda naquela guarita, mas destacou que apenas quatro servidores fazem a segurança externa do presídio. “Vamos oficiar a Brigada Militar sobre o que ocorreu esta madrugada, e solicitar um reforço no efetivo policial, pois contamos com quatro policiais, sendo dois para ficar na entrada principal e outros dois, em tese, nas guaritas”, disse o diretor, durante entrevista concedida na manhã de sexta-feira.

 

 

 

 

Entrevista:

[4]A Plateia: Quando os agentes da Susepe perceberam que havia ocorrido uma fuga?
Diretor: Por volta das 5h desta madrugada (03 de janeiro 2014), quando foi confirmada a falta de dois apenados da Galeria C.

A Plateia: De que maneira ocorreu a fuga?
Diretor: Eles serraram a grade da cela, utilizando um pedaço de serra para cortar ferro, e desceram para o pátio, com a ajuda de escada artesanal, feita com fios e pedaçõs de madeira. Eles usaram a mesma escada para subir no muro próximo à guarita de vigilância da Brigada Militar.

A Plateia: O senhor disse uma guarita? E não deveria ter um policial militar ali?
Diretor: Sim, deveria ter um guarda da Brigada Militar, mas não saberia dizer o que ocorreu naquele momento.

A Plateia: Como eles conseguiram este material todo, para confeccionar a escada, por exemplo?
Diretor: A madeira é fácil de conseguir, até porque nesta ala eles trabalham com madeira, confeccionam muita coisa artesanal. O fio de luz, possivelmente, eles arrancaram de algum duto eltétrico da própria galeria. A serrinha de serrar ferro é fracionada em pedações pequenos, e fica fácil entrar no presídio.

A Plateia: Mas o sistema não detecta este tipo de serra?
Diretor: Acaba não detectando, pois eles enrolam em papel carbono e depois colocam em camisinhas e o acesso ocorre, possivelmente, durante o período de visitas.

A Plateia: Eles teriam condições de realizar isso tudo em uma noite, ou foi realizado aos poucos?
Diretor: Este tipo de fuga é sempre bem planejada e, com certeza, isso vinha sendo preparado já há algum tempo.

A Plateia: Quais foram as primeiras medidas tomadas pela direção da penitenciária?
Diretor: Quando foi detectada a fuga, foi realizada uma conferência geral pelos servidores de plantão, e lançados os dois no sistema, como foragidos. A informação foi passada para todos os órgãos de segurança pública, no sentido de captuarar os indivíduos.

A Plateia: Com relação à segurança na Penitenciária, houve alguma alteração?
Diretor: Isolamos toda a área onde ocorreu a fuga, para fazer um trabalho minucioso, no sentido de verificar as responsabilidades. Também vamos dar andamento ao conserto da cela e reativá-la, o que deverá levar, em média, um mês.

A Plateia: Existe algum tipo de sindicância a nível estadual para apurar esse tipo de fuga?
Diretor: Sim. A corredoria vem para fazer uma sindicância, que é de prache, depois disso, vamos providenciar o conserto da cela. Vamos tentar colocar mais concertina na volta da cadeia, para colocar mais obstáculos. Um arame com lâminas. Já recebemos o material e falta somente a verba para realizar esta instalação.

A Plateia: Que outras medidas serão tomadas?
Diretor: Vamos oficiar, também, a Brigada Militar, para um reforço da guarda externa, pois temos quatro militares, dois que ficam na entrada principal e dois nas guaritas.

Última fuga com transposição de barreira já havia ocorrido em 2007

A Penitenciária Estadual de Segurança Média de Sant’Ana do Livramento, atualmente, tem capacidade para abrigar 162 presos e sua população, na sexta-feira, era justamente de 161, já descontando os dois foragidos. Conforme informações da direção do presídio, a última fuga com transposição de obstáculos, registrada na cidade, ocorreu em dezembro de 2007. Em 2012, ocorreu uma fuga de quatro apenados, mas do pátio da penitenciária, no horário de sol. Já em 2013, ocorreu uma tentativa de fuga do pátio da penitenciária, que acabou sendo frustrada pela segurança interna e externa. “Quando assumi a direção administrativa da Penitenciária, em novembro de 2007, havia média de quatro fugas por ano de dentro das celas e esse quadro mudou significativamente”, destacou Jorge Figueira Rodrigues.

As fugas mais comuns no momento são em razão das dispensas judiciais, onde o apenado acaba não retornando ao sistema prisional. “Até o momento, com relação às dispensas de fim de ano e Natal, tivemos dois que não retornaram, Miguel Angel do Passo foi um deles (dispensa de Natal); trabalhava na cozinha e aproveitou a saída temporária e não voltou.

Foragidos:

[5]Marcio José Ferreira da Rosa, 37 anos. Possui antecedentes por tráfico de entorpecentes (4 registros), porte ilegal de arma (2 registros), ameaça, outras contravenções contra a pessoa, resistência, desacato, posse de entorpecentes, roubo a estabelecimento comercial, furto arrombamento a estabelecimento comercial. Já esteve preso em Candelária, Bagé, Dom Pedrito e Livramento.

 

 

 

[6]Gilberto Noi, 23 anos. Possui antecedentes por lesão corporal (5 registros), resistência, homicídio (2 registros), tentativa de homicídio (2 registros) incêndio, ameaça (3 registros), disparo de arma de fogo, outras contravenções contra a pessoa, desacato, crimes sexuais contra vulnerável, receptação, perturbação da tranquilidade, porte ilegal de arma de fogo. Foi recentemente apontado como executor da morte do pintor conhecido como Renatinho, cujo corpo foi encontrado dentro de um poço, nos fundos de uma igreja, no dia 31 de outubro de 2013, na Avenida Dom Pedro II.

 

.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=107601

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/CROQUI-EM-CIMA-DA-FOTO.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/P26-E-27-escada-utilizada.jpg

[3] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/p-26-e-27_-local-onde-presos-pularam.jpg

[4] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/p26-e-27_diretor-da-penitenciaria-jorge.jpg

[5] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/marcio-jose-ferreira-da-rosa-23-07-76-traficante.jpg

[6] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/gilberto-noi-coloninho-23-anos-homicidio.jpg

[7] Comandante do 2º RPMon fala sobre fuga de apenados do presídio local: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=108066

[8] Dois apenados fogem de dentro da Penitenciária de Livramento: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=107457

[9] Susepe aponta diminuição no índice de não retornos das Saídas Temporárias, em 2013: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=108171

[10] Quase 40 apenados ganham o direito da saída temporária de Natal e Fim de Ano: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=106975

[11] Penitenciária perde o jejum de quatro anos e meio sem registrar fuga: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=55418

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.