- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Temperatura cai mais de 10°C depois de pancada de chuva

Posted By redacao On 3 de janeiro de 2014 @ 9:05 In Geral,Manchete-Destaque,Vídeos | No Comments

Quinta-feira foi agradável e a previsão é de mais instabilidade nesta sexta-feira, com temperaturas amenas

[1]

Temporal se formou no início da tarde de ontem, com vento forte antecipando alguns milímetros de chuva

Ontem, a temperatura despencou mais de 10°C, logo após uma mudança brusca no tempo, que trouxe chuva fraca à região de Fronteira. Por volta das 16h, a Estação Meteorológica da Rádio RCC FM e Jornal A Plateia marcava 24°,4C, enquanto a temperatura máxima do dia havia sido registrada às 14h, com 36°,6C. As marcas próximas dos 40°C têm sido uma constante nos últimos dias em Livramento, e a chuva estava sendo aguardada com muita expectativa.

Conforme a previsão de Estael Sias, da MetSul Meteorologia, a previsão era mesmo de um certo abafamento, mas com a aproximação de nuvens carregadas que avançavam pelo Uruguai. “Chuvas fortes já estão sendo captadas em Punta del Este-Uruguai; o aquecimento antecipa a chuva, formando nuvens mais carregadas. Na sexta-feira, um período de transição: chove na primeira metade do dia. Entre a tarde e a noite, o avanço de uma massa de ar mais seco e frio dissipa a instabilidade e provoca queda na temperatura, e a manhã fica entre 25°C e 26°C, e para o fim de semana teremos um padrão de temperaturas de outono. O tempo permanece bom, mas com temperaturas máximas atingindo 26°C a 28°C”, afirmou Estael.

[2]

Primeiro a chuva, depois o refresco

[3]

 

A MetSul alerta que hoje é um dia de grande preocupação pelo elevado risco de chuva forte a intensa, no Rio Grande do Sul. Há risco maior para o Centro, Oeste e o Sul do Estado. A chuva mais forte será do Centro para o Norte gaúcho. Há ainda a ameaça de temporais localizados com vento forte e granizo, mas a preocupação maior é mesmo a perspectiva de chuva intensa. Volumes de 100 a 200 mm em apenas 48 horas são possíveis em vários pontos do Estado, não se afastando acumulados superiores isolados. A forte instabilidade decorre, inicialmente, de área de baixa pressão que derrubará hoje a pressão atmosférica e abaixo do patamar crítico de 1000 hPa, e da passagem de frente fria com ar frio na sua retaguarda e que encontrará a massa de ar muito quente e úmida sobre o Estado.

[4]


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=107437

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/clima_tempo_chuva_MP-5.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/previsao-ontem-rcc.jpg

[3] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/previsao-ontem.jpg

[4] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/01/previsao-ontem-02.jpg

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.