LIVRAMENTO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Sant’Ana do Livramento, Glauber Lima, confirmou que está decretado oficialmente “Estado de Emergência” no município, em função da falta de água e incapacidade de suprir o abastecimento. Glauber Lima fez anúncio nos estúdios da RCC FM durante o programa Canal Livre.

O Prefeito explicou as medidas que serão tomadas daqui em diante, que incluem a chegada à cidade de caminhões-pipa provenientes da cidade de Bagé e da Corsan com capacidade de até 80.000 litros. Glauber Lima reafirma que a falta de água não é um problema de capacidade administrativa, mas sim, segundo ele, estrutural. “Agora, vamos preparar as ações estruturantes. Na nossa opinião, a perfuração de novos poços se faz urgente para ampliar a nossa capacidade de armazenamento. Isso nós vamos fazer no decorrer do ano. Além de R$ 1 milhão de reais obtidos junto ao governo do Estado para perfuração de quatro poços, vamos atrás de mais verba para dar continuidade ao processo”.

Os caminhões-pipas serão utilizados para colocação de água no sistema. O poço do Vila Nova, Prado 1 e Santa Rita serão as três fontes para captação de água. “Serão três carretas, que ficarão o dia inteiro retirando água e reabastecendo reservatórios para que não falte água para a comunidade”, afirmou Glauber. 

“ As baixas nos níveis do lençol freático e a insuficiente capacidade de captação e reserva hídrica, agravadas pela estiagem e pelas altas temperaturas dos últimos dias que elevam o consumo por parte da população, nos levam a tomar esta atitude, o que nos proporcionará uma série de recursos, entre os quais, maior rapidez na liberação de verbas voltadas para a solução do problema”, ressaltou o prefeito.

Entre as medidas tomadas de maneira emergencial a prefeitura conseguiu  disponibilizar junto ao exército e a Corsan, caminhões pipas que irão abastecer os reservatórios que levam água até os bairros e o centro da cidade. O decreto de situação de emergência pode ser prorrogado até completar um máximo de 180 dias.

Prefeito Glauber Lima nos estúdios da RCC FM

r Lima.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.