- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Reta final do Bem na Fita

Posted By redacao On 14 de dezembro de 2013 @ 11:07 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

É neste domingo, a última etapa da 2ª edição do projeto, com início às 9h, no Parque Internacional

[1]

O Bem na Fita nasceu em 2012, criado por Fábio Badra –um dos diretores do Jornal A Plateia e Rádio RCC FM – com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e incentivar as atividades físicas na cidade. A ideia veio do escritório do Jornal em Porto Alegre, através do diretor, que destaca que o projeto proporciona uma série de caminhadas orientadas, no período de quatro meses. “Uma atividade mensal, com a finalidade de mostrar às pessoas as vantagens da atividade física para uma vida mais saudável”.

Nestes dois anos de trabalho, foram mais de 600 participantes e todos mostraram uma melhora na qualidadede vida. Os participantes, ao mudarem de etapa no projeto, passam por uma avaliação física, onde são pesados e medidos – cintura, abdômen e quadril – para verificar os resultados obtidos no mês anterior, e assim sucessivamente, até a finalização da última etapa, para que depois seja possível fazer uma comparação de desempenho entre a primeira e última.

[2]

Idealizador do projeto, Fábio Badra (e), e Raiman Baja (d)

O diretor Fábio Badra salienta que, entre os objetivos da campanha, além da conscientização da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, estão a verificação de hábitos errôneos, para posterior orientação de hábitos corretos de atividade física, alimentação e saúde. O Bem na Fita ainda busca incentivar as pessoas a manterem uma atividade física regular para o resto da vida, alimentação controlada e o menor uso de remédios. Fabio acrescenta que está muito contente com a realização do evento. “Agradeço, principalmente, aos participantes do Bem na Fita, por terem acreditado no projeto, que visa basicamente mostrar a elas que é possível ter uma vida melhor, com mais saúde. O nosso grande propósito foi ajudar as pessoas através da doação de alimentos. Agradeço aos colaboradores e patrocinadores do evento, pois se não houvesse o apoio deles, dificilmente teria acontecido o Bem na Fita, que já está em seu segundo ano de realização”. O diretor idealiza fazer do Bem na Fita um hábito do santanense. “A cada etapa, vamos criando uma identidade, inserindo-nos no calendário da cidade. Essa etapa do próximo domingo vai finalizar com chave de ouro todo o nosso propósito: fazer a medição dos participantes, e desafiá-los para que possam melhorar o desempenho dentro dos limites de cada um. É uma satisfação para nós, do jornal A Plateia e da RCC FM, promover o Bem na Fita. Dessa forma, continuamos fazendo comunicação, porém de forma prática, junto ao público. Vamos além de contemplar as ondas do rádio e folhas dos jornais, nós estamos realizando um ato social, uma prestação de serviço”.

Fábio revela, ainda, que o Bem na Fita é uma satisfação pessoal: “Eu sempre fui atleta e esportista, sou formado em Educação Física e tenho um carinho especial pelo Bem na Fita. A partir do momento que encerrar essa nova etapa, nós já iremos começar a planejar o próximo ano, para cada vez mais agregar valor ao evento, proporcionando, no mínimo, o mesmo que proporcionamos nesse ano, e fazermos um evento ainda mais estruturado”. 

Premiação

Todos os participantes serão contemplados com uma medalha e os três participantes masculinos e femininos que perderem mais medidas serão premiados com brindes dos patrocinadores, a serem divulgados no fim do evento. 

Depoimentos

Mariana Garagorry – Proprietária do Studio Pilates Mariana Garagorry – apoiadora da segunda edição do Bem na Fita.

[3]“O projeto é um incentivo para as pessoas praticarem uma atividade física. Eu acho que essas atividades em grupo, como a caminhada, podem ser feitas por qualquer pessoa, sejam crianças, adultos, pessoas mais velhas, não tem uma faixa etária fixa. Isso é o que eu achei legal do Bem na Fita, pois é o mesmo tipo de sentimento que eu incentivo, o bem-estar, a pessoa tem que se sentir bem. Se fosse apenas uma caminhada, sem ninguém instruindo, não seria a mesma coisa. No projeto, uma professora mostra o modo correto de se fazer, realizando alongamentos antes e depois, tornando o evento muito profissional. É a primeira vez que eu participo. Eu espero que as pessoas que participarem continuem praticando as atividades propostas”. 

 

Raiman Baja – Proprietário da Sport Shoes e Macro Sport – Patrocinador da 2ª edição do Bem na Fita

“Aquele que conseguir um bom resultado nesta etapa, não será apenas beneficiado com a sua saúde, vai também receber um tênis de corrida para que continue praticando as atividades físicas. O foco de minhas empresas (MacroSport e SportShoes) são a de proporcionar produtos esportivos, e estamos diretamente ligados ao Bem na Fita, que é um projeto inteligente e que faz com que as pessoas saiam do sedentarismo, criando hábitos saudáveis em relação à prática regular do esporte”.

Maine de Freitas Cuty– Estudante – Participante da 2ª edição

[4]O Bem na Fita é animação, alegria, muita energia, e eu me sinto muito bem participando! Nas edições passadas, ouvia comentários muito bons sobre o projeto, mas sempre acabava não participando. Esse ano, fui pra acompanhar minha mãe, minha vó e minha tia, inicialmente incentivada por elas. Mas quando fui pela primeira vez, me encantei. Esse é meu primeiro ano participando, mas pretendo continuar nas próximas edições! Agora, sou uma pessoa muito mais ativa, pois não costumava praticar nenhuma atividade física, e até pretendo entrar pra academia, pois percebi o quanto me faz bem!”.

 

 

Luis Pablo Fernandes Escosteguy – Proprietário das Lojas Augusto – Apoiador da 2ª edição

[5]Primeiramente, eu parabenizo a atitude e a iniciativa do Jornal A Plateia e da rádio RCC FM, em função de promover esse tipo de evento, de estimular o bem-estar das pessoas, a saúde, o movimento, que são fundamentais na vida das pessoas. Incentivar o bem-estar do santanense é o que nos levou a apoiar este evento”.

 

Dica da Educadora Física – Larissa Moura Lima

Preparando seu corpo para o dia Bem na Fita

[6]

“Para estar preparado para o Bem na Fita, os cuidados devem começar no dia anterior. Procure não ingerir alimentos ricos em gordura, para que não façam mal no dia da atividade; tenha uma boa noite de sono, o que revigora a energia do corpo e o mantém apto à prática de exercício físico.

Já no dia do evento, as dicas são: uma alimentação leve antes da atividade, hidratação, vestimentas e calçados específicos. Então, antes de sair de casa e iniciar o Bem na Fita, é importante realizar uma alimentação leve, dando preferência a frutas e cereais, que fornecem energia necessária para manter um bom ritmo de exercício e são pouco calóricas. Lembre-se, também, de se hidratar antes e durante as atividades, pois a hidratação evita que o corpo se super aqueça, principalmente em dias ensolarados, e previne o mal estar e câimbras. É importante vestir roupas adequadas, que proporcionem maior mobilidade corporal e que sejam preferencialmente de cor clara e leve, evitando trajes muito apertados que possam causar desconforto e também calçado específico, como, por exemplo, tênis que tenha amortecedor e seja arejado, evitando chinelos, sandálias, tênis de couro e outros calçados que não sejam apropriados para a ocasião, pois podem gerar um grande desconforto.

Toda prática de exercício físico exige uma preparação especial, além dos cuidados já recomendados, é importante aquecer e alongar antes do exercício. O aquecimento, como o próprio nome já diz, serve para elevar a temperatura do corpo, irrigar e oxigenar a musculatura alvo para o início do exercício físico, aumentando assim a capacidade para um bom desenvolvimento do exercício que será exigida dos músculos em uma atividade como, por exemplo, corrida, caminhada ou ciclismo. Já o alongamento é muito importante e deve ser realizado antes e após o exercício, como forma de “despertar” os músculos, colocá-los em ação e prevenir estiramentos e outras lesões musculares. Sendo importante também no relaxamento, após o esforço.

E por fim, é importante ressaltar que um bom desempenho na prática do exercício físico não significa sentir “dores” no corpo durante e após a atividade, esta visão está completamente ultrapassada. Uma boa prática de exercício físico é quando utilizamos a potencialidade do nosso organismo, para termos um bem-estar e uma vida saudável no nosso dia a dia, sem lesionar o corpo ou gerar fadiga excessiva. Agora é só se preparar e desfrutar dos benefícios que o Bem na Fita vem proporcionar. Tenham uma boa caminhada!”.

O Bem na Fita conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Sport Shoes e o apoio de Decor Tintas, Casa dos Troféus, Augusto Modas, Hortisul, Studio de Pilates Mariana Garagorry, Clinica Avril e Macro Sport e terá transmissão ao vivo pela RCC FM, a partir das 8h30, com a apresentação de Danúbio Barcellos. Quem quiser participar do evento, pode se inscrever no próprio dia, bastando levar o cupom encartado nas edições do jornal A Plateia, mais 1kg de alimento não perecível, exceto sal.

[7]

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=105367

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/12/Historia-em-quadrinhos-para-Domingo-15-12-2013.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/12/p06e07_20131214_CREDITOSMarceloPinto_BemNaFitaFabioBadraeRaimanBajaFOTO1.jpg

[3] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/12/p6e7_20131214_CREDITOSMarceloPinto_MarianaGaragorryBemNAFita.jpg

[4] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/12/p06e07_20131214_MaineFreitasCutybemNaFitaFOTO3.jpg

[5] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/12/p06e07_20131214_CREDITOSTatianeDorneles_BemNaFita_LuisPabloFernandesFOTO2.jpg

[6] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/12/p6e7_20131214_infobemnafita.jpg

[7] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/12/mapa-bem-na-fita.jpg

[8] Chegou a hora! 2ª edição do Bem na Fita inicia neste domingo: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=96957

[9] Manhã ensolarada emoldura encerramento do projeto de saúde da RCC FM e A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=105550

[10] Está chegando a segunda etapa do Bem na Fita!: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=100046

[11] Bem na Fita começa com grande animação e reúne 300 participantes: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=97107

[12] Bem na Fita está cada vez mais próximo : http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=94341

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.