- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Tiago Braz se destaca na final dos Jogos Sul Brasileiros do SESI 2013

Posted By redacao On 5 de dezembro de 2013 @ 10:00 In Geral | No Comments

[1]

Tiago Braz é um dos grandes destaques do xadrez da Fronteira.

Evento ocorreu em Caxias do Sul, reunindo 800 trabalhadores-atletas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

fase Sul-Brasileira dos Jogos do SESI, na modalidade de xadrez, foi disputada de 30 de novembro a 1º de dezembro, reunindo centenas de trabalhadores de 52 indústrias dos três Estados da região Sul. As competições ocorrem sábado e domingo, no SESI caxiense. Para conquistar vagas nos Jogos Sul-Brasileiros da Indústria, todos participaram de etapas local, regional e estadual destes jogos. O torneio foi uma boa oportunidade para que trabalhadores de várias indústrias pratiquem os valores do esporte, como superação, respeito, garra e orgulho de representar a empresa. Além de revelar talentos no esporte, em especial o xadrez, os vencedores terão o privilégio de disputar os Jogos Nacionais, que ocorrem em Belém, em setembro de 2014 e, a seguir, o mundial.

Esta foi a segunda tentativa do representante santanense nesta fase, que reuniu os melhores enxadristas da Região Sul e ficou em 4º lugar, tendo nada menos do que 796 abaixo – nosso Estado está classificado hierarquicamente entre os últimos do Brasil em termos de incentivo, seja na esfera municipal, privada ou federal. Muito aquém do que ocorre, por exemplo, no estado vizinho, como Santa Catarina, onde as empresas contratam enxadristas profissionais para representá-los – mediante assinatura de carteira, contratos ou outros subterfúgios lícitos e permitidos pela lei trabalhista brasileira. Isto causa um vácuo no xadrez gaúcho, com êxodo de grandes enxadristas em busca de melhores condições.

O reconhecimento ao desportista

E foi assim que, lutando contra todas as adversidades, com pouco tempo para estudar, que a classificação do dedicado funcionário da agência local do Correio, Tiago Braz, é merecedora do reconhecimento público santanense, pois a exemplo da entidade que o revelou, o Bobby Fischer Xadrez Clube consegue projeção nacional e internacional, devido à ajudas, apoios e convênios com entidades tais como FUNDERS, fábrica de brinquedos Xalingo de Santa Cruz do Sul, UNIMED Região da Fronteira, Receita Federal local e da provedora de internet Via-Expressa. Logo, Tiago sempre que tem estas chances procura aproveitá-las ao máximo, enriquecer seus conhecimento e fortalecer sua autoconfiança.

Contudo, mesmo com toda esta soberania local, regional e por vezes estadual, Braz ainda se ressente nos jogos fora de seu reduto. Ele argumenta que uns dos fatores que muito o atrapalha nestas condições são o não cumprimento, o que determina o regulamento geral destas competições – principalmente no quesito tempo de jogo, que é trocado segundo a conveniência e influência dos grandes jogadores, que forçam a organização a reduzir os ritmos, para que o torneio encerre mais cedo, para que estes possam sair a passear e curtir o turismo. Porém, mesmo assim, Tiago consegue reequilibrar-se e enfrenta de peito aberto estes outros competidores, que trazem por detrás uma grande estrutura que os permitem só se dedicarem ao xadrez. Desta forma, a competição se transforma em uma verdadeira batalha.

Mas fica uma lição e uma certeza. Se Tiago Braz conseguir, neste espaço de tempo que separa os próximos jogos sul brasileiros 2014, equilibrar sua concentração, eliminando a ansiedade e o natural nervosismo, subirá ao pódio e conquistará a sonhada vaga para a disputa do brasileiro, e quiçá até ir ao mundial da indústria.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=104200

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/12/esporte-Tiago-Braz.jpg

[2] Tiago Braz brilha na final dos jogos Sul-Brasileiros em Blumenau: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=62087

[3] Tiago Pereira Braz se classifica aos jogos Sul-Brasileiros de xadrez: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=58737

[4] Enfim, revelado o segredo de um tetracampeão: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=104868

[5] Tiago Braz é bi na final do estadual de xadrez da indústria: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=100752

[6] Jogos movimentam representantes do ramo industrial de Livramento: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=90139

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.