NILTON SANTOS

O mundo do futebol se despediu da “Enciclopédia”, único jogador da Seleção Brasileira de 1950 que iria presenciar o retorno da Copa do Mundo ao Brasil em 2014. Melhor lateral esquerdo da história do futebol, quatro Mundiais (50/54/58/62), Nilton Santos vestiu apenas duas camisas em seusdezesseis anos de carreira: Botafogo e Brasil. Embora pudesse fazer tudo com a bola, era um modelo de sobriedade, reduzindo seus dribles e passes perfeitos a um mínimo de gestos. Meninos, eu vi Nilton Santos jogar. Foi um privilégio.

FLAMENGO E PONTE PRETA
A conquista da Copa do Brasil pelo “Mengão” e uma eventual vitória da Ponte Preta na Copa Sul-Americana aumentam a responsabilidade do Grêmio no jogo contra o Goiás. O Atlético-PR jogará “as ganhas” as duas últimas rodadas. O título da Ponte Preta reduziria o G-4 para G-3. Uma vitória do time de Portaluppi garante a vaga para a Libertadores, mesmo que não entre direto na fase de grupos. A sina do torcedor gremista este ano é sofrer mesmo após o término do Brasileirão, secando a Ponte Preta na decisão da Sul-Americana.

ITAQUERÃO
A Copa de 2014 terá a solenidade de abertura no mais acanhado e talvez inseguro de todos os doze estádios construídos para o Mundial. O Itaquerão é conseqüência do devaneio irresponsável e megalomaníaco do ex-presidente Lula em trazer um Mundial para o Brasil e ajudar seu time, o Corinthians, a ter um estádio próprio com dinheiro do povo. Porque não fazer a abertura e decisão no Maracanã? Na África do Sul, os jogos de abertura e de encerramento foram no Soccer City em Joahnesburg.

APERTA O CERCO CONTRA O DOPING
O destaque do novo código da Agência Mundial Antidoping (WADA em inglês) é o aumento da suspensão de dois para quatro anos quando comprovado o indício de trapaça. Outra decisão importante é a ampliação de oito para dez anos da guarda de material coletado para que exames sejam refeitos, resultados possam ser alterados e recordes anulados. Por outro lado, comprovada a carência de intencionalidade por parte do esportista, abre-se a pssibilidade de punição mais branda.

APERTA O CERCO CONTRA O DOPING -2
Na contramão da WADA está o esporte brasileiro, onde o LADETEC (Instituto de Química da Universidade Federal do RJ), único laboratório que tínhamos credenciado junto ao Comitê Olímpico Internacional foi afastadopor falhas cometidas em vários exames. Mesmo gastando uma fortuna para sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, teremos que enviar para laboratórios do exterior as amostras coletadas nestas competições, gerando custos altíssimos e abalando ainda mais nossa degradada credibilidade. Um vexame.

CURTINHAS…
* Perguntinha: José Dirceu, no cargo de gerente administrativo de um hotel em Brasília, terá livre acesso ao cofre do estabelecimento?
* Ministro Aldo Rebelo cancelou discurso ao receber uma vaia gigantesca na abertura dos Jogos Mundiais Escolares em Brasília. Está colhendo o que plantou.
* Um torcedor colorado preso em Caxias do Sul agrediu com um soco um cavalo da BM. O cavalo não reagiu. Conclusão: o cavalo é mais educado que o torcedor.
* Rejeição: Renato Portaluppi não tem a renovação de contrato garantida nem com classificação à Copa Libertadores de 2014.
* Tristeza completa: a esposa de Nilton Santos, D. Célia, que está hospitalizada por causa de um câncer no cérebro, ainda não sabe da morte do marido.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.