SINE realiza triagem de trabalhos de profissionais do Estado do RS

O evento seleciona os próximos participantes da Casa de Artesanato

Trabalhos dos Artesãos

Ocorreu, na tarde de ontem, no SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Sant’Ana do Livramento, a triagem dos trabalhos dos artesãos que participam do Programa Gaúcho do Artesanato. Após avaliados pela Comissão de Qualidade de Artesanato de Porto Alegre/RS, no local, ficam somente os trabalhos devidamente identificados.

O Programa Gaúcho do Artesanato busca atender a todos os artesãos que ainda não têm uma carteira profissional, trabalhando com parâmetros de qualidade técnica e matéria-prima, objetivando trazer o artesão da informalidade para a formalidade, permitindo que emita notas fiscais e comece a vender seus produtos na Loja do Artesão.

Segundo o responsável pelo Programa Gaúcho do Artesanato em Sant’Ana do Livramento e assistente administrativo do SINE, Rivalcir Baluta, o evento é uma triagem da Loja de Artesão de Sant’Ana do Livramento para selecionar os profissionais que irão vender seus produtos na Loja até a próxima triagem. A Casa do Artesão é custeada pela Fundação Gaúcha do Trabalho, e o Programa Gaúcho do Artesanato normalmente acontece junto às agências grandes do SINE no Estado que têm a loja do artesão, renovada de 6 em 6 meses, quando é realizada uma triagem de qualidade.

“Os artesãos trazem de 5 a 10 peças de cada matéria-prima que eles produzem, e a comissão de qualidade de artesanato de Porto Alegre vem até o local e avalia se o artesão progrediu, continuou como estava ou regrediu desde a última triagem, feita quando ele adquire a carteira. Se ele regrediu, não participa da feira e recebe advertência do que precisa melhorar com relação ao que antes ele produzia. Se ele continuar como estava ou progredir, ele pode participar da feira. Nestas feiras, eles são qualificados de acordo com suas dificuldades, e a triagem é realizada duas vezes por ano, uma verão/primavera e outra outono/inverno. Estão participando trabalhos de artesãos de diversas regiões, como Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre, Rosário do Sul, Alegrete, Quaraí e Livramento”, destacou Rivalcir Baluta.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.